Quem é o surfista capixaba que pode se juntar a Medina e Filipe Toledo
Rafael Teixeira vive o melhor momento da carreira e está na disputa por vaga na elite mundial do surfe
Ele já teve o status de promessa do surfe capixaba, viajou o mundo em busca de ondas perfeitas e conseguiu feitos importantes na carreira. Mas é agora, aos 30 anos, que Rafael Teixeira se sente pronto para conquistar seu grande objetivo: surfar na elite mundial ao lado de ídolos como Gabriel Medina e Filipe Toledo.
O capixaba de Vila Velha acaba de voltar da Califórnia, nos Estados Unidos, com muita expectativa e esperança na bagagem. Lá, terminou a quarta etapa do Qualifying Series (QS) entre os 17 primeiros colocados, de um total de 80 competidores.
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O QS é a divisão de acesso do surfe mundial. Ao final da temporada, os 10 primeiros do ranking sobem para a World Surf League (WSL), que é onde estão os melhores surfistas do planeta.
Faltando duas etapas — uma em Portugal e outra no Brasil, em Saquarema, ambas em outubro —, Rafael Teixeira está mais do que vivo na disputa.
“Este evento na Califórnia foi um momento especial, com altas ondas, um evento muito tradicional. Competi e venci surfistas que já estão na elite, como o italiano Leonardo Fioravanti, que é top 8 do mundo!”, contou Teixeira, que subiu cerca de 15 posições na classificação geral do QS.
Rafael tem confiança absoluta de que vai brigar pelo acesso até a última etapa da temporada. E isso tem a ver com a mudança na forma de encarar a carreira.
“Tem muito ponto ainda em disputa. E é o melhor momento da minha carreira. Tenho trabalhado muito o meu mental, que é algo que eu não levava muito a sério. Tenho trabalhado com o Anderson Rangel e também com o Fernando e a gente tá evoluindo a cada campeonato, a cada viagem. Me sinto mais focado”, explicou.
E como cada detalhe importa, Rafael tem praticado yoga para aperfeiçoar a parte física: “Fisicamente, também sinto que estou melhor. Tenho trabalhado com o Fernando Padilha e feito também yoga para estar 100%. Neste nível que estamos, cada detalhe faz a diferença. E tenho buscado os detalhes.”
Braziliam Storm
Não é exagero dizer que os brasileiros revolucionaram o surfe mundial nos últimos anos, com destaque para Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo. A “Braziliam Storm” chegou com tudo e abriu portas para outros surfistas do País. E é nela que Rafael também busca inspiração.
“O Brasil já revolucionou o surfe! É o melhor momento possível. Dos 6 primeiros da elite, quatro são brasileiros (Filipe Toledo, João Chianca, Yago Dora e Gabriel Medina). E etapa de Saquarema do circuito é histórica e bate recordes de público e de receitas. Isso me motiva muito a fazer parte ainda mais dessa história”, conta o capixaba, que já se vê entre os melhores do mundo muito em breve:
“Quero chegar na elite. Sei que sou capaz disso. Já venci atletas da elite e posso fazer parte desse seleto grupo dos melhores do mundo”, garante Rafael Teixeira.
A próxima parada o QS será em Ericeira, Portugal, entre os dias 1º e 8 de outubro.
LEIA TAMBÉM: Nova geração do atletismo do Espírito Santo já dá o que falar