Esportes

Da praça de Itaúnas para o Mundial de Atletismo: quem é Edimara Alves

Uma das promessas do arremesso de peso do País, Edimara Alves de Jesus, que começou treinando na praça em Itaúnas, vai competir no Mundial Sub-20 no Peru

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Lucas Dantas
Edimara Alves (1ª à direita) com a medalha de bronze no pódio com Beatriz Marciano e Taniele da Silva

Uma das principais promessas do atletismo brasileiro, Edimara Alves de Jesus, de 16 anos, começou treinando na praça. De Itaúnas, onde mora e treina, a jovem do arremesso de peso já mostrou seu potencial competindo no Brasil afora e no Sul-Americano. Agora, porém, vai para o seu maior voo: o Campeonato Mundial Sub-20.

Edimara foi convocada nesta quinta-feira (16) e é a única capixaba da lista de 34 atletas convocados para o Mundial, que será disputado de 27 a 31 de agosto, no Estádio de La Videna, em Lima, no Peru.

VEJA TAMBÉM:

> Empresária vai correr 120km como incentivo à saúde das mulheres

> Saiba como fazer retirada dos kits da Meia Maratona dos Reis Magos

> Sofia Madeira visita núcleo de ginástica após competir em Paris-2024

CONVOCAÇÃO EM UM DIA, PÓDIO NO OUTRO

Edimara Alves alcançou o índice para o Campeonato Mundial Sub-20 em julho deste ano, quando foi medalhista de prata no Sul-Americano Sub-20, também em Lima. A convocação oficial, porém, saiu somente nesta quinta-feira.

Um dia depois, nesta sexta-feira (16), a capixaba brilhou de novo e foi medalhista de bronze no Brasileiro Sub-23, que acontece até domingo em Bragança Paulista (SP). Competindo com atletas até sete anos mais velhas do que ela, a atleta do Colégio Benônio Gouvêa, de Itaúnas, arremessou 14m47, ficando atrás somente da  catarinense Taniele da Silva, campeã com 15m29, e da mineira Beatriz Marciano, vice-campeã com os mesmos 14m47, porém, com vantagem no desempante.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

DESTAQUE ESCOLAR

A jovem Edimara Alves é também destaque no esporte escolar. Ela conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em maio deste ano, em Aracaju (SE).

Foto: Acervo pessoal
Edimara conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)

E acumula resultados expressivos nos últimos 12 meses. No segundo semestre do ano passado, Edimara foi medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-18, na primeira quinzena de agosto, em Aracaju (SE). Na sequência, conquistou a prata nos Jogos da Juventude, em setembro, em Ribeirão Preto (SP).


Pontos moeda