Esportes

O que está em jogo na última rodada da Copa ES

Porto Vitória recuperou a liderança do Grupo A nesta segunda-feira (12) e voltou a ficar com um pé na final da Copa Espírito Santo; confira a tabela de classificação

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Jordan Nunes / Capixaba Esporte

A semana mais decisiva da Copa Espírito Santo até aqui começou nesta segunda-feira (12), com mudança na tabela de classificação. E vai terminar no sábado, com a definição dos dois times finalistas.

No meio do caminho, um julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES) pode mudar os rumos da competição.

LEIA TAMBÉM:

> Duas capixabas vão jogar a Copa do Mundo Sub-20 de futebol feminino

> Vila Velha é a primeira equipe classificada no Estadual de beach soccer

> VÍDEO: Como foram os Jogos Olímpicos de Paris para os atletas capixabas

PORTO VITÓRIA RETOMA LIDERANÇA

Nesta segunda-feira, o Porto Vitória venceu o Capixaba por 3 a 0, no Gil Bernardes, em Vila Velha, no encerramento da sétima rodada da segunda fase da Copa Espírito Santo. Patrick (duas vezes) e Guilherme marcaram os gols da partida.

Foto: Jordan Nunes / Capixaba Esporte

Com o resultado, o Porto chegou aos 13 pontos e retomou a liderança isolada do Grupo A. O vice-líder é o Real Noroeste, com 11. Os dois times têm chances de terminar a segunda fase na primeira posição, colocação que vale a classificação para a final.

JULGAMENTO NO TJD-ES NA QUINTA-FEIRA

Invicto na segunda fase, com seis vitórias e um empate nos sete jogos disputados, o Porto Vitória já poderia estar classificado antecipadamente à final. Porém, o time perdeu seis pontos na tabela pela inscrição irregular do jogador Caio Araújo de Andrade no jogo contra o Capixaba, pela segunda rodada da segunda fase.

Caio é jogador do time sub-13 e não poderia ser escalado na partida profissional.

Denunciado e julgado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o Porto perdeu três pontos pela irregularidade e mais os três pontos que havia ganhado na partida, vencida por 3 a 0. Por isso, o time havia sido ultrapassado pelo Real Noroeste na classificação e só recuperou a liderança nesta segunda-feira (12).

O clube, porém, recorreu e terá o seu recurso julgado na próxima quinta-feira (15), no Pleno do TJD-ES, a partir das 18h30. Caso recupere os pontos, a vaga na final também estará garantida.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

DECISÃO NA ÚLTIMA RODADA

Se o Pleno do TJD-ES mantiver a punição ao Porto Vitória, a definição do finalista do Grupo A ficará para a última rodada. Nela, o Porto recebe o Linhares no sábado (17), às 15 horas, no Kleber Andrade, e um empate garante a vaga na decisão.

Vice-líder do Grupo A, o Real Noroeste precisa vencer Vitória, no Salvador Costa, no mesmo dia e horário, e torcer para o Porto Vitória perder para o Linhares.

GRUPO B TEM UMA VAGA PARA DOIS TIMES

O Grupo B tem duas equipes com chances de classificação para a final. A vaga está mais perto do Vitória, líder da chave com 14 pontos. A Desportiva Ferroviária, vice-líder com 11, também tem chances.

Ao Vitória, basta um empate em casa com o Real Noroeste, no sábado, às 15 horas. Já a Desportiva precisa vencer o Vilavelhense e torcer por derrota alvianil no Salvador Costa.