Esportes

OPINIÃO | Quem não levar o Botafogo a sério vai se queimar

Botafogo deixa pra trás a "amarelada" no Brasileirão do ano passado e faz por merecer o status de protagonista no futebol brasileiro

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Vítor Silva/Botafogo

O que falta pra você levar o Botafogo a sério? Pra mim, não falta nada. A desconfiança pela "amarelada" na reta final do Brasileirão do ano passado já passou. E quem não levar a sério o Botafogo de agora vai se queimar.

O último a fazer isso foi o Flamengo. Resultado: goleada alvinegra por 4 a 1 no Nilton Santos, no domingo. Enfrentar com força máxima o atual Fogão já é difícil. Jogar desfalcado e com a cabeça em outra competição, então, é pedir pra sofrer.

VEJA MAIS:

Botafogo domina o Flamengo, goleia o rival no clássico e reassume a liderança do Brasileiro

> Pedro desfalca o Flamengo no jogo de volta da Libertadores

> Palmeiras x São Paulo tem briga, empurrões e tapas no campo após apito final

Quer dizer que o Botafogo será campeão de tudo agora? Claro que não quero dizer isso. Por sinal, o time pode até ser eliminado da Libertadores na quarta-feira pelo Palmeiras (o que eu não acredito). Mas quero dizer que o Fogão está pronto para ser protagonista. E se o título não vier agora, parece ser questão de tempo.

CANDIDATO A CRAQUE DO CAMPEONATO

Foto: Vítor Silva/Botafogo

Tiquinho Soares foi o grande nome do Botafogo na campanha do ano passado no Brasileirão. A temporada de 2024 começou com Júnior Santos se apresentando como principal jogador do time para este ano.

Mas quem pegou a bola pra si, até pela lesão que tirou Júnior Santos do time, foi Luiz Henrique. O atacante desequilibra os jogos a favor do Fogão. E já é candidatíssimo ao posto de craque do Brasileirão.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

TITE PRESSIONADO NO FLAMENGO

Nunca achei que Tite tivesse "a cara" do Flamengo. Entretanto, sua contratação se justifica pelo currículo, um treinador da Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo (2018 e 2022).

Foto: Divulgação/Flamengo

A semana que se iniciou com a derrota por goleada para o Botafogo pode ser a mais importante para o técnico desde que ele estreou pelo clube rubro-negro, em outubro de 2023.

O Flamengo tem o jogo de volta contra o Bolívar pelas oitavas de final da Libertadores, quinta-feira (22), em La Paz. Tem destalques e o time parece cansado. Mas tem também uma boa vantagem, já que venceu o jogo de ida por 2 a 0. Assim, pode perder por um gol que estará classificado no tempo normal.

Uma eliminação, porém, pode transfomar o já criticado trabalho de Tite em um furacão.

O Flamengo tem vantagem no confronto das oitavas de final da Libertadores, ainda está na briga pelo título brasileiro — apesar da quarta colocação atual — e está nas quartas de final da Copa do Brasil, competição na qual vai conhecer seu adversário em sorteio nesta terça-feira. O elenco foi montado para ser campeão de tudo, ganhando e ganhando bem. Mas, até agora, o trabalho de Tite tem lampejos de um ótimo futebol e muitos momentos de um time "comum".

TOQUES CURTOS

> Pedro seria um desfalque e tanto para qualquer time. No Flamengo, ficou ainda pior porque o time também perdeu seu substituto, Gabigol. Não tá fácil a vida do Tite.

> O clássico entre Palmeiras e São Paulo terminou com vitória palmeirense por 2 a 1 e confusão entre jogadores e comissões técnica no campo e nos vestiários. Tudo normal.

> É preocupante, quase desesperadora, a situação do Fluminense. O time melhorou defensivamente com o técnico Mano Menezes, mas cria pouquíssimo no ataque e não consegue sair da zona de rebaixamento. O tempo tá passando e o rebaixamento tá se aproximando cada vez mais.

Pontos moeda