Esportes

Rebeca se compara a Senna e se emociona com Viola Davis

A uma medalha de se tornar o maior nome do esporte olímpico do Brasil, Rebeca Andrade realiza sonhos e ganha parabéns até de atriz vencedora do Oscar

Redação Folha Vitória
Foto: Wander Roberto/COB

Rebeca Andrade sempre diz encarar as competições uma por vez, sem pensar em recordes ou em títulos. Mas as três medalhas que conquistou nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 — prata no individual geral e no salto e bronze na disputa por equipes — lhe permitem se comparar a notáveis ídolos do esporte brasileiro.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

"Os meus sonhos estão sendo alcançados e eu estou ficando gigante, né?", reconheceu Rebeca, vice-campeã olímpica no individual geral e no salto, além do bronze por equipes nos Jogos de Paris.

MAIOR MEDALHISTA OLÍMPICA DO BRASIL

As conquistas em Paris a fizeram igualar os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt. Os três os maiores medalhistas brasileiros das Olimpíadas, com cinco medalhas cada. Entre as mulheres, ela é a maior.

QUEM SÃO OS MAIORES MEDALHISTAS OLÍMPICOS DO BRASIL

>Robert Scheidt (vela): 5 medalhas (2 ouros, 2 pratas, 1 bronze)
>Torben Grael (vela): 5 medalhas (2 ouros, 1 prata, 2 bronzes)
>Rebeca Andrade (ginástica artística): 5 medalhas: (1 ouro, 3 pratas, 1 bronze)
>Serginho (vôlei): 4 medalhas (2 ouros, 2 pratas)
>Isaquias Queiroz (canoagem): 4 medalhas (1 ouro, 2 pratas, 1 bronze)
>Gustavo Borges (natação): 4 medalhas (2 pratas, 2 bronzes)

VEJA TAMBÉM: Agenda: quando e onde assistir a Brasil x EUA no basquete masculino

COMPARAÇÃO AO ÍDOLO AYRTON SENNA

Rebeca, que tem somente 25 anos, já pode se sentir confortável de se equiparar a ídolos que a inspiraram, como Ayrton Senna.

"É muito legal pelo tamanho, mas poder representar e ter um orgulho, ser referência é algo que eu vou levar para sempre comigo. Como a gente vê o Senna, como a gente vê vários esportistas que a gente pensa assim: 'caramba, ele foi gigante. Olha como ele me inspira, olha como ele falou, olha como ele fez, olha como ele é'. É muito legal ver o que a gente está conquistando".

Rebeca está a uma medalha de se tornar a atleta do Brasil com mais medalhas olímpicas na história. Ela ainda compete em mais duas provas — trave e solo, ambas na segunda-feira (5)  — e pode deixar Paris com cinco medalhas só nesta edição. Enquanto não atinge o feito, ela evita se colocar como o maior nome do País no esporte olímpico.

"Só vou considerar quando o resultado sair. O resultado é consequência do trabalho. Então, vai ser mais um dia intenso. Trave para a cabeça, solo para o corpo mesmo, pega muito. Espero conseguir fazer excelentes provas para que eu seja a maior da história".

ABRAÇO NA MÃE

A uma medalha de se isolar como a atleta com mais medalhas olímpicas da história do Brasil, Rebeca Andrade começou na ginástica cedo.

Desde os 9 anos, quando a atleta foi morar em Curitiba para treinar, que a ginástica afasta a ginasta da mãe, Rosa Santos. Mas a distância não existe em Paris. Dona Rosa fez sua primeira viagem internacional para acompanhar uma competição da filha e viu de perto, a poucos metros, sua Rebeca ganhar um bronze e duas pratas.

Foto: Wander Roberto/COB

Depois de faturar a prata no salto neste sábado, Rebeca seguiu o mesmo protocolo pelo qual já havia passado na terça-feira e na quinta, quando levou o bronze por equipes e a prata no individual geral. Mas uma mudança importante no rito lhe surpreendeu e deixou a ginasta sem conseguir esconder o sorriso: a presença da mãe.

Rosa está em Paris desde sábado, mas mãe e filha só haviam se visto duas vezes antes desta quinta devido aos compromissos da ginasta. Depois da competição, elas deram um abraço longo e mataram a saudade.

"Só estava faltando o abraço da minha mãe", disse Rebeca, com mais uma medalha no peito, a terceira que conquistou em Paris: "Eu vejo minha mãe na competição, mas não tinha conseguido dar um abraço ainda nela porque a competição acaba tarde, tem o doping, o cansaço".

Rosa teve sua viagem a Paris e a estada na capital francesa bancada por uma das patrocinadoras da atleta. "É maravilhoso ter ela aqui. De todos os sonhos que já tive pra minha mãe, nunca tinha sonhado levá-la para outro país para me assistir. Já tinha sonhado em fazer uma viagem mãe e filha fora do Brasil, mas para me assistir, não. Foi lindo", celebrou Rosa.

VEJA TAMBÉM: Simone Biles rasga elogios a Rebeca Andrade, no TikTok, antes da final do salto

MENSAGEM DE VIOLA DAVIS

Famosa mundialmente, a estrela da ginástica brasileira recebeu parabéns até da atriz Viola Davis quando faturou a prata no individual geral, há dois dias. A americana, vencedora do Oscar, é uma fonte de inspiração mundial para mulheres negras.

Foto: @rebecaandrade

"Eu te amo, Rebeca!! Parabéns", escreveu a atriz americana no Instagram da atleta.

A brasileira contou que reagiu com incredulidade quando viu o comentário.

"Eu quase desmaiei quando vi a mensagem. Ela falou que me ama. Vocês têm noção? Eu me tremi toda quando eu vi a mensagem. Fiquei mais nervosa lendo a mensagem dela do que para saltar hoje", contou Rebeca.

Em suas redes sociais, Viola ainda compartilhou um carrossel de fotos destacando o feito de Rebeca e das americanas Simone Biles e Jade Carey, que completaram o pódio. “A beleza disso! Vocês estão inspirando gerações de meninas. Continuem brilhando… sem remorso, sem medo… para sempre”, mencionou na publicação.

Pontos moeda