Esportes

Como jogar o curioso esporte que é febre nos EUA e tem nome inspirado num cachorro

Com cerca de 5 milhões de praticantes só nos EUA, pickleball cresce também no Brasil e vira tendência para o próximo verão no Espírito Santo

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Pickleball é um esporte de quadra, jogado com raquete e uma bola de plástico com furos

Em 1965, o americano Joel Pritchard usou o nome do seu cachorro de estimação para criar um novo esporte. Quase seis décadas depois, essa modalidade é uma verdadeira febre nos Estados Unidos, com cerca de 5 milhões de praticantes, e começa a ganhar seus adeptos também no Espírito Santo, mais precisamente na Grande Vitória. É o pickleball.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Junto com os amigos Bill Bell e Barney MacCallum, Joel Prichard misturou regras de tênis e tênis de mesa para criar o pickleball. O nome é inspirado no cachorro de Joel, Pickles, que corria de um lado para o outro tentando pegar a bola. É esse o esporte que mais se popularizou nos Estados Unidos nos últimos anos.

Segundo a Associação da Indústria de Esportes e Fitness dos EUA, o número de jogadores no país quase dobrou em 2022 e teve alta de 158,6% nos últimos três anos. No Brasil, os primeiros contatos com a modalidade aconteceram há cinco anos, em Governador Valadares (MG), onde foi criada a Associação Brasileira de Pickleball. De lá para o Espírito Santo foi um pulo.

Hoje há cerca de 50 praticantes do esporte no Estado. Mas esse número deve crescer exponencialmente a partir do próximo verão, quando será inaugurada a primeira quadra pública de pickleball do Espírito Santo, que ficará na Praça dos Desejos, em Vitória.

“É um esporte que todo mundo pode jogar! Criança, adulto, idoso, homem, mulher, enfim, todo mundo!”, conta um dos responsáveis por trazer o pickleball ao Estado, Rogerinho Fraga.

Jogador de frescobol e beach tennis, com títulos nacionais e internacionais no currículo, Rogerinho conheceu a modalidade a convite de um amigo. Viajou até Governador Valadares para saber mais e voltou empolgado:

“Quando me explicaram, achei meio sem graça, que era esporte de ‘velho’. Mas foi começar a jogar pra entender que era um esporte muito bem pensado e com regras perfeitas! É um esporte que traz benefícios à memória, melhora a atenção e a concentração de quem pratica. E como não exige tanta mobilidade, porque a quadra é menor do que a quadra de tênis, por exemplo, ele é mais acessível pra todo mundo”. Deu tão certo que, hoje, Rogerinho, 59 anos, é campeão latino-americano e está invicto no esporte na categoria 50+.

Mas o que é o pickleball?

O pickleball é um esporte de quadra, semelhante ao tênis de mesa e ao tênis. É jogado com raquete e uma bola de plástico com furos. A quadra é semelhante à quadra de tênis, um pouco menor, com 13,4m de comprimento por 6,1m de largura.

As regras principais envolvem o saque — que só pode ser feito “por baixo”, ou seja, com a bola sendo golpeada abaixo da linha da cintura, e precisa atravessar a rede em diagonal (como no tênis) — e a pontuação, que é marcada até que uma dupla atinja 11 pontos. Pode ser jogado em partidas de simples ou duplas.

Veja o vídeo de como jogar o pickeball:

Quadra dentro de casa x Reforma no quarto?

Assim que conheceu o pickleball em Governador Valadares, Rogerinho Fraga e sua mulher, Claudia, voltaram para a casa deles, em Fradinhos, em Vitória, com um dilema: reformar o quarto, como estava planejado, ou construir uma quadra dentro de casa? Adivinha qual foi a opção do casal?

“A quadra!”, diverte-se Claudia. Ela garante que não teve dúvidas quando foi consultada pelo marido sobre a obra: “Ele me perguntou o que faríamos e eu não tive dúvidas de que faríamos a quadra. O pickleball é um esporte fantástico, pra todo mundo, e eu quero mais é estimular que as mulheres pratiquem. Eu quero incentivar as mulheres para que elas pratiquem esportes cada vez mais".

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Rogerinho e Claudia com a família na quadra construída em casa: Família Fraga ou Família Pickleball?

Hoje o casal dá aula de pickleball na quadra construída na entrada da casa. E a relação com a modalidade é tão forte que a família virou a equipe Top Raket, que este ano voltou do Campeonato Latino-Americano em Governador Valadares com a bagagem cheia de medalhas.

Rogerinho foi campeão invicto na simples masculina 50+ e na dupla masculina 50+, além de bronze na dupla mista com Claudia, que também subiu ao p´ódio na dupla feminina. Filho do casal, Uriê Fraga foi campeão na dupla mista intermediária plus e prata na dupla masculina intermediária plus. E Ana Luiza Chaparro, neta do casal, foi campeã na dupla mista intermediária plus.

Em novembro, será a vez de organizar o Vitória Open de Pickleball. O torneio vai acontecer nos dias 3 a 4 de novembro, na Praça dos Namorados, em Vitória.

Tendência ou não, certo é que o pickleball já tem uma Federação Internacional com 78 países representados — entre eles, o Brasil — e vem conquistando praticantes de tênis, frescobol, beach tennis e outras modalidades de raquete.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Saiba mais:

Você conhece o Pickleball?

O que é: esporte semelhante ao tênis e ao tênis de mesa, jogado em quadra, com raquete e bola de plástico com furos

Origem: criado em 1965, nos Estados Unidos, por Bill Bell e Barney MacCallum e Joel Prichard, que deram ao esporte um nome inspirado no cachorro de Joel, chamado Pickles

Onde jogar no Estado: Top Raket, em Fradinhos, Vitória. Entrar em contato pelo telefone (27) 99699-3862