Esportes

Brasil ouve "olé" e perde do Paraguai nas Eliminatórias

Após Dorival Júnior prometer que o Brasil estará na final da Copa do Mundo de 2026, Seleção decepciona novamente e perde para o Paraguai por 1 a 0

Redação Folha Vitória
Foto: @albirroja

A promessa de jogar um futebol em evolução ficou somente no discurso. Mais uma vez incapaz de jogar um futebol condizente com a sua grandeza, a Seleção Brasileira teve de ouvir "olé" e saiu de campo derrotada pelo Paraguai por 1 a 0, na noite desta terça-feira (10), em Assunção.

Com o resultado, o Brasil caiu da quarta para a quinta colocação na tabela das Eliminatórias para a Copa de 2026, com 10 pontos. O time está atrás de Argentina (18), Colômbia (16), Uruguai (15) e Equador (11).

VEJA TAMBÉM

> Quando Neymar deve voltar a jogar pela Seleção Brasileira? Entenda

> Uruguai, desfalcado, empata após aposentadoria de Suárez

> James Rodríguez decide e Colômbia bate a Argentina

TERCEIRA DERROTA PARA O PARAGUAI

Se foi ao menos competitiva na vitória sobre o Equador por 1 a 0 na sexta-feira, desta vez o sucumbiu diante de um rival mais frágil, o Paraguai, em partida da oitava rodada das Eliminatórias.

Perdeu por 1 a 0, com gol marcado pelo jovem meio-campista Diego Gómez, e poderia ter perdido por mais.

No final, o time terminou a partida com cinco atacantes — Estêvão, Luiz Henrique, Lucas Moura, Vini Júnior e João Pedro —, mas ainda assim praticamente não levou perigo ao goleiro Gatito Fernández.

Esta foi apenas a terceira derrota do Brasil para o Paraguai em Eliminatórias. Ao todo, são agora 19 partidas, com 12 vitórias brasileiras, quatro empates e três derrotas.

COMO FOI O JOGO

No Defensores del Chaco, Rodrygo foi o único a ter alguns lampejos de bom futebol no primeiro tempo. Sozinho, porém, pouco pôde fazer no meio de campo.

Endrick e Vinicius Júnior se apresentaram mal. Lucas Paquetá fez menos ainda. Errou quase tudo que tentour. O único lance possível de se destacar foi a finalização de Guilherme Arana que não virou gol porque Junior Alonso tirou perto da linha.

Já os paraguaios criaram mais apesar de suas limitações técnicas e foram eficientes. E chegaram ao gol aos 18 minutos de jogo. Companheiro de Messi no Inter Miami, o volante Diego Gómez foi bastante feliz quando acertou lindo chute de trivela que bateu na trave antes de encontrar as redes.

Na etapa final, o Brasil teve mais volume de jogo, trocou mais passes e agrediu mais o Paraguai, mas seguiu incapaz de ser envolvente e dominar o oponente.

O cenário permaneceu favorável ao Paraguai, que se armou com competência na defesa e conseguiu encaixar alguns contra-ataques. Não aproveitou nenhum deles, mas se segurou na defesa. Gatito Fernández ainda que parou duas finalizações de Vini Júnior, sem muita força, já na reta final.

FICHA TÉCNICA

PARAGUAI 1 X 0 BRASIL

PARAGUAI - Gatito Fernández; Cáceres, Balbuena, Junior Alonso e Alderete (Velásquez); Bobadilla, Villasanti, Diego Gómez (Ramón Sosa) e Almirón (Cuenca); Enciso (Riveros) e Isidor Pitta (Alex Arce). Técnico: Gustavo Alfaro.

BRASIL - Alisson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estêvão); André, Bruno Guimarães (Luiz Henrique) e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Endrick (João Pedro) e Vinicius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.

GOL - Diego Gómez, aos 18 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS - Bobadilla, Junior Alonso, Lucas Paquetá, Diego Gómez, Almirón e Vini Jr.

ÁRBITRO - Andres Matonte (Uruguai).

PÚBLICO E RENDA - Não divulgados.

LOCAL - Estádio Defensores del Chaco, em Assnção, no Paraguai.