Esportes

Capixaba corre para fazer história na elite da Dez Milhas Garoto

Quinto colocado geral na edição do ano passado, Alequessandro Paula da Silva espera subir ao pódio mais uma vez na elite da Dez Milhas Garoto

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A edição de 2023 da Dez Milhas Garoto foi marcante para o corredor Alequessandro Paula da Silva, que aos 35 anos subiu ao pódio da elite pela primeira vez na carreira. Uma emoção que ele espera repetir no próximo domingo (29), na prova deste ano.

Alequessandro, o "Chicletinho", foi o quinto colocado na prova do ano passado, com o tempo de 51min28. E chega empolgado para a edição de 2024, embalado por ótimos resultados em provas importantes dentro e fora do Espírito Santo.

VEJA TAMBÉM:

> Dez Milhas Garoto: quem são os favoritos para a corrida de domingo (29)

> Dez Milhas Garoto: retirada dos kits começa nesta quinta-feira (26)

> Dez Milhas Garoto: Terceira ponte terá interdição de 5 horas no domingo

FEITO HISTÓRICO COMO CAPIXABA NA ELITE

Alequessandro foi apenas o segundo capixaba a subir ao pódio na categoria elite na história da Dez Milhas Garoto, uma das mais tradicionais provas de rua do Brasil. O primeiro foi Valerio de Souza Fabiano, que chegou entre os cinco primeiros em cinco oportunidades.

Animado com a proximidade da corrida, ele torce para voltar a ficar entre os primeiros no próximo domingo.

"Venho tendo uma boa temporada este ano, mas cada prova é uma prova. Não tem como estimar o resultado, só no dia mesmo, mas a expectativa é boa!", conta Chicletinho. 
Foto: Flávio Dias
Alequessandro no pódio da categoria elite na edição do ano passado da Dez Milhas Garoto

Em 2024, ele correu provas no Espírito Santo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

"Fui pódio na maioria delas. Fiquei em segundo lugar na Meia Maratona de Niterói, fui o melhor brasileiro nos 21km na Maratona do Rio, fui campeão nos 21km na Maratona de Vitória e nos 21km da Maratona do Sol. Fiz alguns pódios em Belo Horizonte também. A expectativa é boa", completou.

RECORDE DE INSCRITOS

A 33ª edição da Dez Milhas Garoto tem recorde de inscritos, com mais de 15 mil corredores. A largada acontece na praia de Camburi, em Vitória, a partir das 6h30, com chegada na fábrica da Chocolates Garoto, na Glória, em Vila Velha.

Atual campeão da prova, o atleta olímpico paulista Altobeli Santos da Silva vem ao Estado para buscar o seu bicampeonato.

Outro nome de destaque do Brasil é Fábio Jesus Correia, campeão da Volta Internacional da Pampulha (2023), vice na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (2023) e do Sul-Americano de Corrida de Rua (2024).

A lista de estrangeiros confirmados neste ano também tem nomes de destaque e todos do Quênia. No masculino, estarão na prova Nicolas Kosgei, vencedor da Maratona Internacional de São Paulo e da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro deste ano; Wilson Maina, terceiro colocado na Meia do Rio (2024) e campeão do Troféu Independência São Paulo deste ano; e Kiprotich Kirui, terceiro colocado na Maratona da China de 2023 e que recentemente venceu a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu.

Entre as mulheres, as favoritas são Viola Kosgei, bicampeã da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro (23/24) e campeã da Volta Internacional da Pampulha (2023); Naum Jepchirchir, vice na Corrida do Pantanal 2024; e Salome Chepchumba Masobo, campeã da Meia Internacional de Santa Maria e vice do XIX Troféu Independência do Brasil 2024.

SERVIÇO

33ª DEZ MILHAS GAROTO

Quando: 29 de setembro de 2024
Horário da largada: a partir das 6h30
Largada: avenida Dante Michelini x Av. Luiz Manoel Vellozo, praia de Camburi, em Vitória