Esportes

Zé Roberto e Bernardinho ficam na seleção de vôlei até Los Angeles-2028

CBV confirma a permanência de Zé Roberto na seleção feminina e de Bernardinho na seleção masculina no ciclo olímpico até as Olimpíadas de Los Angeles-2028

Redação Folha Vitória
Foto: Alexandre Loureiro/COB

Os dois maiores treinadores da história do vôlei brasileiro vão seguir no comando das seleções para o novo ciclo olímpico. A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou, nesta quinta-feira (5), as permanências de José Roberto Guimarães à frente da equipe feminina e de Bernardinho no comando do time masculino.

Assim, os dois técnicos vão continuar acumulando as funções de coordenadores técnicos de ambas as seleções.

VEJA TAMBÉM:

> FOTOS | Veja quem são as medalhistas do ES nas Paralimpíadas

> Maratonista morre após sofrer queimaduras em ataque de namorado com gasolina

> Golpista se passa por técnico da Seleção e pede dinheiro a Galvão Bueno

MAIORES TREINADORES DA HISTÓRIA

Zé Roberto e Bernardinho são campeões olímpicos e mundiais como treinadores das seleções. O primeiro comandou tanto o time masculino quanto o feminino nas conquistas de três medalhas de ouro em Olimpíadas: Barcelona-92, com a seleção masculina, e Pequim-2008 e Londres-2012 com a feminina.

Bernardinho, por sua vez, se sagrou bicampeão olímpico à frente da equipe masculina, em Atenas-2004 e Rio-2026.

O ouro, contudo, não veio nos últimos dois ciclos olímpicos, tanto no feminino quanto no masculino.

Com Zé Roberto, a equipe feminina foi prata em Tóquio-2021 e bronze em Paris-2024. O time masculino não sobe ao pódio desde o ouro no Rio-2016. Foi quarto colocado na Olimpíada disputada no Japão — com Renan Dal Zotto como treinador — e oitavo na capital francesa, no mês passado.

Visando a reação das seleções em âmbito mundial, os dois treinadores vão seguir com os cargos de coordenadores técnicos, função criada pela CBV no ano passado. Na prática, Bernardinho e Zé Roberto vão integrar as equipes de base com as seleções adultas, projetando dois ciclos olímpicos futuros.

Foto: Alexandre Loureiro/COB

"Fiquei feliz com o convite da CBV para continuar o trabalho como coordenador das seleções masculinas e técnico da equipe adulta. Temos jovens jogadores de muito talento e essa integração entre a seleção adulta e a de base é fundamental para os resultados que queremos atingir. Este ano, retomamos o projeto da seleção masculina de novos, com o objetivo de dar experiência e rodagem a jogadores mais jovens. O equilíbrio hoje no vôlei é real. Precisamos trabalhar para avançar e criar diferenciais em relação a outras equipes", comentou Bernardinho.

Zé Roberto projetou reforçar o trabalho técnico nas equipes de base. "Estou muito motivado e confiante para este novo ciclo olímpico. Temos uma geração alta, talentosa e que vai trabalhar bastante para conseguir os resultados. A minha relação com a base é forte e vamos buscar uma formação técnica com ainda mais qualidade nos fundamentos", comentou. "O voleibol está muito equilibrado, mas temos material humano para seguirmos entre os melhores do mundo."