Esportes

Dorival Júnior promete Brasil na final da Copa do Mundo de 2026

A Seleção Brasileira enfrenta o Paraguai nesta terça-feira (10), às 21h30 (horário de Brasília), e técnico Dorival Júnior enxerga que o time está em evolução

Redação Folha Vitória
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Ainda que os resultados e as atuações sejam alvo de críticas, o técnico Dorival Júnior está cada vez mais otimista com a Seleção Brasileira. A confiança é tanta que o treinador prometeu que o Brasil estará na final da Copa do Mundo de 2026.

A Seleção enfrenta o Paraguai nesta terça-feira (10), às 21h30 (horário de Brasília), em Assunção, pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. O Brasil é o quarto colocado, com 10 pontos, atrás de Argentina (18), Uruguai (14) e Colômbia (13). As seis primeiras colocadas garantem vaga direta no Mundial de 2026.

VEJA TAMBÉM:

> Brasil enfrenta Paraguai em Assunção pelas Eliminatórias

> Gonzalo Plata se inspira em Vini Jr. para brilhar pelo Flamengo

> Corinthians anuncia a contratação do atacante Memphis Depay

"Eu não tenho dúvida disso (Brasil voltar a ser competitivo). Podem esperar que nós estaremos na decisão da Copa do Mundo. Podem me cobrar", afirmou Dorival.

COMPARAÇÃO COM PARREIRA

A fala chama atenção, já que a equipe é cobrada para apresentar um futebol vistoso, diferente do que foi na Copa América e até mesmo na vitória sobre o Equador por 1 a 0, na sexta-feira (7) em Curitiba (PR).

Dorival deu a garantia após ser comparado com Parreira, que também assumiu a Seleção Brasileira em meio a um ciclo de Copa do Mundo, entre 1991 e 1992, e foi campeão em 1994. Para o treinador, a equipe está em evolução, ainda que não "em qualidade de espetáculo".

"Como equipe, estamos encontrando caminho, estamos fortes na retomada de bola, na volta depois da perda da bola, quando o adversário troca dois ou três passes e esboça uma transição. Estamos mais agressivos nessa retomada. Como equipe, acredito que tenhamos evoluído. Faltam detalhes perto da área adversária, uma opção mais confiável, jogada individual que possa ter desequilíbrio, detalhes que são fundamentais e que talvez não tenha acontecido até esse momento", analisou o treinador.

O Brasil entra em campo nesta terça-feira com Endrick como titular. Esta deve ser a única alteração em relação ao time que venceu o Equador na rodada anterior.