Esportes

Jorge Jesus faz previsão pessimista sobre a volta de Neymar

Em recuperação de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, Neymar continua em recuperação no Al Hilal, da Arábia Saudita

Redação Folha Vitória
Foto: @alhilal

Lesionado desde outubro de 2023, Neymar não deve entrar em campo neste ano. Em recuperação de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, que o afasta dos gramados desde que se machucou em jogo pela Seleção Brasileira, o jogador vem sendo monitorado pelo Al Hilal.

O técnico do time saudita, o português Jorge Jesus, afirmou que o atacante será reavaliado em janeiro sobre a possibilidade de retornar aos gramados. Até lá, a tendência é que continue com sua recuperação na Arábia Saudita.

VEJA TAMBÉM:

> São Paulo x Botafogo pela Libertadores: escalações e onde assistir

> Libertadores: Atlético-MG vai para o tudo ou nada contra o Fluminense

> Corinthians garante R$ 18,8 milhões com vaga na semifinal da Sul-Americana

PREVISÃO PESSIMISTA SOBRE O CRAQUE

Ex-Flamengo, o técnico Jorge Jesus fez uma previsão pessimista sobre o prazo de retorno de Neymar ao futebol.

Foto: Reprodução redes sociais
"O Neymar é um jogador importante para o Al-Hilal e para a liga saudita. Não posso, no entanto, especificar uma data de quando ele irá voltar, mas vamos avaliar a situação em janeiro", afirmou Jorge Jesus, após vitória do Al-Hilal sobre o Al-Bukayriyah, pelo Campeonato Saudita, já deixando claro que não conta com o craque em 2024.

Desde que chegou ao País do Oriente Médio, Neymar só pôde disputar cinco jogos antes de se lesionar em partida contra o Uruguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo.

FORA DA LISTA DE INSCRITOS

Neymar não está inscrito no Campeonato Saudita por causa da lesão no joelho. Segundo o regulamento da competição, cada clube só pode ter oito jogadores estrangeiros acima dos 21 anos no elenco principal. Yacine Bounou, João Cancelo, Kalidou Koulibaly, Ruben Neves, Sergey Milinkovic-Savic, Malcom, Aleksandar Mitrovic e Renan Lodi compõem a equipe de estrangeiros de Jorge Jesus, sem a presença de Neymar.

Ainda há o brasileiro Marcos Leonardo, mas que por ter 21 anos não entra na mesma cota de estrangeiros que o camisa 10.

Assim, Neymar só pode ser inscrito a partir de janeiro, quando a liga permite alterações no elenco e, portanto, a entrada do brasileiro na competição.

Vale ressaltar, no entanto, que o craque ainda poderia atuar neste ano, mesmo sem estar inscrito no Campeonato Saudita. Isto porque, na Liga dos Campeões da Ásia, não há um limite de estrangeiros para cada clube, o que permite que o brasileiro entre em campo, caso se recupere da lesão antes de janeiro.

Assim como Jorge Jesus, a CBF mantém precaução sobre um possível retorno de Neymar aos gramados pela Seleção Brasileira. O atacante não foi convocado por Dorival Júnior para os jogos de setembro nas Eliminatórias. A ideia é preservar o ídolo até que ele tenha totais condições de entrar em campo novamente.

O Brasil ainda disputará mais quatro partidas em 2024: em outubro, contra Chile e Peru, e em novembro, contra Venezuela e Uruguai. Caso a CBF, que acompanha de perto a recuperação de Neymar, entenda que ele ainda não tem condições para reestrear pela Seleção Brasileira, a próxima Data Fifa será em março de 2025, contra Colômbia e Argentina. Dessa forma, ele completaria um ano inteiro sem defender a equipe de Dorival Júnior.