Esportes

OPINIÃO | Jorge Jesus precisa voltar ao Flamengo

Demitido nesta segunda-feira, Tite foi o oitavo treinador do Flamengo desde a saída do técnico Jorge Jesus, na metade de 2020

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Tite foi o oitavo treinador do Flamengo desde que Jorge Jesus deixou o clube, em junho de 2020. São muitas trocas para um clube que passou a ser visto como exemplo de gestão, com dívidas equilibradas, elencos milionários e receita bilionária.

É óbvio que a passagem fulminante de Jesus pelo Flamengo transformou o clube num moedor de treinadores. Todos que lá chegam tem a sombra e a obrigação — obrigação na visão dos dirigentes e da torcida — de ganhar tudo. Mas futebol não é assim. Pelo menos, no mundo real.

VEJA TAMBÉM:

> Tite não é mais o técnico do Flamengo

> Palmeiras encosta no Botafogo: veja as chances de título no Brasileirão

> Corinthians e Fluminense mais perto do rebaixamento no Brasileirão

MUNDO À PARTE

Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Dorival Júnior, Vítor Pereira, Jorge Sampaoli e Tite. Nenhum deles presta? Para o Flamengo, não.

Na conversa com qulaquer rubro-negro, o time tem que ganhar de todo mundo. De preferência, por goleada. Menos do que isso, é rua! Não existem adversários à altura da equipe rubro-negra!

Foto: Marcelo Cortes/ Flamengo

Não tô aqui pra defender treinador, muito menos o Tite, que não conseguiu mesmo dar regularidade em alto nível a um elenco que qualquer treinador gostaria de ter à disposição. Sofreu com lesões de jogadores importantes? Sim. Mas a maioria dos susbtitutos seriam titulares em qualquer outro time do Brasil!

O Flamengo de Tite teve momentos de bom futebol. E só. Ainda assim, tem (grandes) chances de terminar o ano campeão da Copa do Brasil, já que é o time mais forte, pelo menos no papel, entre os quatro semifinalistas.

JESUS PRECISA VOLTAR

Seja qual for o novo treinador, ele já chegará com a sombra de Jorge Jesus. E até o próprio Jorge Jesus, quando (ou se) voltar, terá a obrigação de repetir o desempenho fantástico que teve em sua primeira passagem pelo clube.

Jorge Jesus precisa voltar ao Flamengo. Para o bem do clube e para a felicidade da torcida. E precisa provar que não foi por acaso que ganhou tudo entre 2019 e 2020.

TOQUES CURTOS

> Tá feia a coisa para Corinthians e Fluminense. Do jeito que estão, o rebaixamento no Brasileirão é questão de tempo. Pior para o Flu, que parece aquele time em fim de pelada de solteiros contra casados.

> O Botafogo tem novamente o Palmeiras na sua cola. Apenas um ponto separa os dois times na tabela do Brasileirão. O técnico Artur Jorge não gosta de lembrar de 2023, mas duvido que o botafoguense não está com medo de ver o fiasco se repetir este ano.

> Quem seria, pra você, o treinador ideal para o Flamengo?