Esportes

Palmeiras goleia Criciúma com atuação de gala de Estêvão

Palmeiras goleia o Criciúma por 5 a 0, com grande atuação do garoto Estêvão, e assume a vice-liderança do Brasileirão

Redação Folha Vitória
Foto: Cesar Grecco/Ag. Palmeiras

Em uma tarde com atuação de gala do garoto Estêvão, o Palmeiras não teve dificuldades para golear o Criciúma por 5 a 0, neste domingo (15), pela 26ª rodada do Brasileirão, no Allianz Parque.

Com um primeiro tempo primoroso, o time alviverde chegou aos 50 pontos e assumiu a vice-liderança na tabela de classificação, três pontos atrás do Botafogo.

VEJA TAMBÉM:

> Botafogo vence o Corinthians e dispara na liderança do Brasileirão

> Fluminense sofre virada relâmpago do Juventude no Brasileirão

> Grêmio fica duas vezes à frente, mas cede empate ao Red Bull Bragantino

NOVA FORMAÇÃO DÁ RESULTADO

Assim como nos últimos anos, demorou para Abel Ferreira encontrar o time ideal do Palmeiras. As respostas positivas só apareceram depois de grandes eliminações e, em 2024, não parece ser diferente.

O técnico português teve de abrir mão da titularidade de jogadores que tiveram enorme importância em sua era para abrir espaço a novos talentos e contratações. O meio-campo e ataque com Moreno, Ríos, Mauricio, Felipe Anderson, Estêvão e López se encaixou muito bem. Essa formação passou a vigorar há três jogos no Brasileirão. Desde então, o time marcou 12 gols e não sofreu nenhum.

COMO FOI O JOGO

López mostrou faro artilheiro em uma linda jogada logo no primeiro minuto de partida, passou pela marcação e anotou um golaço para colocar o Palmeiras em vantagem. O time alviverde não se contentou e continuou com maior volume de jogo no setor ofensivo. O Criciúma, no entanto, deu trabalho para o goleiro Weverton em chances consecutivas de igualar o marcador.

A maior presença no ataque custou caro ao Criciúma. Aos 15 minutos, Estêvão liderou um lance pelo lado direito, viu bem a ultrapassagem de Marcos Rocha e tocou para o lateral próximo à linha de fundo. O camisa 2 cruzou na medida para Felipe Anderson completar para o gol.

Não demorou para o garoto palmeirense causar novo estrago para a defesa catarinense. Aos 18, ele encarou a marcação no lado direito da grande área e tentou tocar para o meio, mas o zagueiro Tobias Figueiredo interceptou a bola com o joelho, enganou o goleiro e fez contra.

O segundo tempo não começou da maneira mais confortável para os donos da casa. O Criciúma se postou mais no campo de ataque, mas permitiu que o Palmeiras encontrasse espaço para contragolpear. Assim nasceu o quarto gol, aos seis minutos. Estêvão começou a terminou o lance de ataque que contou com a participação determinante de Felipe Anderson. A joia alviverde não teve problemas para balançar as redes e comemoram com a torcida.

Aos 21 minutos, uma decisão controversa da arbitragem deixou o Palmeiras com um jogador a menos. Caio Paulista impediu um ataque do Criciúma. O jogador do time catarinense avançaria em direção ao gol de Weverton e foi levemente puxado pelo lateral alviverde. Após sugestão do VAR, o árbitro trocou a cor do cartão para vermelho.

O Palmeiras não se desencorajou com 10 em campo. Feitas substituições pontuais por Abel Ferreira, o time alviverde recebeu certa pressão e encontrou na bola parada uma solução. Raphael Veiga, que veio do banco de reservas em substituição a Mauricio, cobrou falta com extrema categoria, buscando o lado em que o goleiro estava. O arqueiro da equipe catarinense sequer pulou em direção à bola, que garantiu o quinto gol palmeirense. 

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 5 X 0 CRICIÚMA

PALMEIRAS - Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Ríos (Fabinho) e Maurício (Vanderlan); Estêvão (Dudu), Flaco López (Rony) e Felipe Anderson (Raphael Veiga). Técnico: Abel Ferreira.

CRICIÚMA - Gustavo; Claudinho (Dudu), Walisson Maia, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto (Fellipe Mateus), Newton, Patrick de Paula (Marquinhos Gabriel) e Matheusinho; Arthur Caíke (Felipe Vizeu) e Bolasie (Allano). Técnico: Cláudio Tencatti.

GOLS - Flaco López, a 1, Felipe Anderson aos 15, Tobias Figueiredo (contra) aos 18 minutos do 1º tempo; Estêvão, aos 6, Raphael Veiga aos 32 minutos do 2º tempo.

ÁRBITRO - Alex Gomes Stefano (RJ).

CARTÕES AMARELOS - Walisson Maia e Tobias Figueiredo.

CARTÃO VERMELHO - Caio Paulista.

PÚBLICO - 40.035 torcedores.

RENDA - R$ 3.160.827,80.

LOCAL - Allianz Parque, em São Paulo (SP).