Esportes

Time capixaba é bicampeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas

Campeão em 2022, Irefes/Sesport volta ao topo da modalidade ao conquistar, nesta sexta-feira (6), o título do Campeonato Brasileiro no CT Paralímpico em São Paulo (SP)

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: @cbbcbrasil

O time capixaba Irefes/Sesport fez história nesta sexta-feira (6). Jogando em São Paulo (SP), a equipe conquistou o tão sonhado título do Campeonato Brasileiro Feminino de Basquete em Cadeira de Rodas.

A conquista veio com vitória na final sobre o All Star Rodas Pará (PA), por 49 a 39, na tarde desta sexta-feira, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

VEJA TAMBÉM:

> Patricia Pereira faz história para o ES nas Paralimpíadas de Paris

> ES no pódio! Mari Gesteira conquista a sua segunda medalha em Paris

> FOTOS | Veja quem são as medalhistas do ES nas Paralimpíadas

SEGUNDO TÍTULO BRASILEIRO

Foto: @cbbcbrasil
Paola Klokler foi a cestinha da competição

Este é o segundo título brasileiro da história do Irefes. O primeio veio em 2022. No ano passado, a equipe ficou com o vice-campeonato após ser derrotada pelo APP/Unipam (MG) por 59 a 50.

O grande destaque desta vez foi Paola Klokler, que foi a cestinha da competição, com 95 pontos, e também acabou eleita a MVP (jogadora mais valiosa) da final.

“Aquilo que a gente veio trabalhando dentro de casa, lá dentro da Sesport, no Irefes, veio se concretizar aqui. Nós tivemos alguns solavancos durante o campeonato que foram muito importantes para que, nessa final, a gente tivesse completamente diferente. O Irefes é bicampeão brasileiro, graças a Deus e graças a essas meninas que fizeram de tudo dentro de quadra para conquistar essa medalha”, comemorou Paola.

CAMPANHA DO TÍTULO

FASE DE CLASSIFICAÇÃO

> Irefes 39 x 56 All Star Rodas Pará (PA)
> Irefes 70 x 14 ADDSG (RJ)
> Irefes 70 x 23 Gaadin (SP)

SEMIFINAL

> Irefes 62 x 35 Adesul (CE)

FINAL

> Irefes 49 x 39 All Star Rodas Pará (PA)

SELEÇÃO DO CAMPEONATO

O técnico do Irefes, Martoni Sampaio, foi eleito o melhor treinador da competição. E a seleção do campeonato teve, além dele e de Paola, outra representante da equipe capixaba: Gabriela Oliveira.

A equipe capixaba é uma das potências da modalidade no Brasil e conta com jogadoras que têm convocações constantes para a seleção brasileira nas principais competições, como Jessica Santana, Ivanilde Silva e Maxcileide Ramos, além de Paola Klokler.

ELENCO DO IREFES/SESPORT:

> Paola Klokler
> Jessica Silva Santana
> Ivanilde da Silva
> Bruna Rodrigues Rosa
> Maria de Fátima da Silva
> Paula Ricardo Silva
> Geisiane Maia Brito
> Maxcileide Ramos
Lais Aguiar de Lima
Gabriela Oliveira
> Jazmin Sallis