Esportes

Terremoto atinge Guayaquil 14 dias antes da final da Libertadores entre Flamengo e Athletico-PR

De acordo com o Instituto Geofísico (IG) do país, o abalo atingiu 5,1 na escala Richter e ocorreu a 7,88 km da cidade-sede da decisão

Foto: Marcelo Cortes/ Flamengo

Palco da grande final da Copa Libertadores da América, no próximo dia 29, a cidade de Guayaquil, no Equador, teve um momento de tensão. Nesta madrugada de sexta-feira (14) para sábado (15), o local passou por um terremoto de magnitude 5,1 na escala Richter.

De acordo com o Instituto Geofísico (IG) do país, o abalo tinha uma profundidade de 40,34 km e ocorreu a 7,88 km de Guayaquil, sentido na costa do Equador. O tremor acontece 14 dias antes da final da Libertadores, entre Flamengo e Athletico-PR.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Segundo informações do jornal equatoriano El Universo, vários moradores locais deixaram suas casas em plena madrugada por conta do abalo. Segundo relatório divulgado pelo IG neste sábado, o evento está relacionado a uma fratura da placa oceânica sob o continente.

Mudança de sede

Recentemente, o local da final da principal competição sul-americana passou por rumores de ser alterada. Isso porque uma onda de violência toma conta do país nas últimas semanas, principalmente em Guayaquil. 

A cidade é uma das mais atingidas pelo narcotráfico e aumento do número de assassinatos. As informações são do jornalista Luigi Marchelle, da TV Ecuavisa, que falou com ‘O Lance’. Fato esse fez com que o Governo do Equador decretasse estado de exceção, na tentativa de diminuir a onda de crimes, que se encerrou nesta sexta-feira (14).

LEIA TAMBÉM: Conmebol muda lista de finalistas e abre votação para craque da Libertadores

No entanto, a Conmebol ainda conta com a partida sendo realizada no local. Os ingressos seguem a venda para a decisão no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, casa do Barcelona de Guayquil.

Inclusive, de acordo com o portal UOL, o presidente da entidada, Alejandro Domínguez, se encontrou nesta semana com o presidente do Equador, Guillermo Lasso, para finalizar ajustes da final e diminuir os rumores sobre uma possível mudança de local na decisão da Libertadores.

LEIA TAMBÉM: Oscar Schmidt desiste de tratar câncer no cérebro: “Perdi o medo de morrer”

Duelo brasileiro

Pelo terceiro ano consecutivo, a grande final do principal torneio do continente será decidida por duas equipes brasileiras. Após ser vice-campeão no ano passado em Montevidéu, o Flamengo vai em busca do tricampeonato para se igualar a Santos, São Paulo, Palmeiras e Grêmio como os maiores campeões brasileiros da competição. 

Por outro lado, o Athletico-PR vai em busca de um título inédito na sua história. A melhor campanha do time paranaense no torneio aconteceu no ano de 2005, quando foi vice-campeão.