Com direito a recorde de público do campeonato, diante de mais de 69 mil pessoas, o Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0 na tarde deste domingo (22), no Maracanã, e chegou à sua segunda vitória seguida no campeonato, a segunda com o técnico Tite no comando. O gol de Gerson, aos 30 minutos do segundo tempo, garantiu três pontos à equipe rubro-negra e fez diminuir a diferença para o líder Botafogo, voltando a sonhar com a briga pelo título brasileiro.
O Flamengo segue na terceira colocação, agora com 50 pontos, nove de desvantagem para o Fogão, que também neste domingo disputou o restante da partida contra o Athletico/PR e ficou no 1 a 1 no Nilton Santos, em jogo interrompido na noite de sábado por falta de energia elétrica.
Em seu primeiro “Clássico dos Milhões”, Tite saiu vencedor e não escondeu a empolgação.
“Antes eu não sabia o que era. Agora eu sei o que é Flamengo e Vasco, a emoção do jogo. Toda atmosfera de duas extraordinárias equipes. Feliz pelo desempenho. Em alguns momentos a gente controlou, isso se alterna num jogo desse tamanho. Feliz pelo resultado final e a construção no contexto geral dá a sensação de sermos merecedores”, contou Tite.
Faltando 10 rodadas para o fim do Brasileirão, o Fla ainda acredita que dá pra pensar no título, ainda que a prioridade seja permanecer no G-4 para garantir classificação direta para fase de grupos da Libertadores do ano que vem.
“A gente tem que ir a cada jogo como para uma final. Nesse clube, a gente não tem que brigar por Libertadores, tem que lutar pelo título. Sabemos que estamos em uma situação muito difícil pelo título. Mas temos que lutar até o final”, cravou Arrascaeta.
Como foi o jogo
O Vasco começou melhor e a primeira finalização foi de Praxedes, da meia-lua, mas por cima. Depois, Paulo Henrique arriscou de fora da área, mas Rossi defendeu tranquilo. Outra boa chance vascaína começou nos pés de Payet, que começou a ser o verdadeiro camisa 10 que o torcedor deseja. Na direita, ele limpou o adversário e cruzou na segunda trave. Vegetti conseguiu cabecear, mas nas mãos de Rossi.
O Flamengo começou a ameaçar o Vasco nas bolas paradas. Arrascaeta conseguiu falta perto da área e ele mesmo cobrou. Na finalização, a bola passou muito perto da trave de Léo Jardim. Depois, Erick Pulgar foi quem cobrou, mas a bola desviou na barreira e foi para fora.
Na parte final, aos 35, Arrascaeta voltou a assustar quando completou cruzamento de cabeça, exigindo boa defesa de Léo Jardim. Principal jogador do Flamengo, ele voltou a se destacar em chute de fora da área, colocado, mas para fora.
O Flamengo seguiu com a pressão e só não fez o primeiro gol por conta de Léo Jardim. Após cobrança de escanteio, desviou cabeçada de Fabrício Bruno, que ainda bateu no travessão. No rebote, o próprio Fabrício finalizou e a bola ainda desviou na defesa, mas o goleiro voltou a salvar o Vasco.
A etapa final seguiu bastante equilibrada, mas começou com menos chances de gol. O Vasco assustou com chute de Praxedes da meia-lua, mas a bola desviou e saiu por cima. O Flamengo respondeu em contra-ataque rápido, que terminou com chute de Bruno Henrique de fora da área e defesa segura de Léo Jardim.
Uma das principais chances do jogo veio depois, a favor do Vasco. Após cruzamento da esquerda, Vegetti deu um peixinho, mas Rossi se esticou todo para espalmar.
O Fla chegou ao seu gol aos 30 minutos. Gabigol foi acionado na esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou para trás. Léo desviou, mas o rebote caiu nos pés de Gerson, que chutou de primeira e ainda contou com desvio em Jair para vencer Léo Jardim. Mesmo com as substituições e a disposição, o Vasco não conseguiu evitar a derrota.
FLAMENGO 1 X 0 VASCO
FLAMENGO: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Erick Pulgar, Gerson (Everton) e Arrascaeta (Everton Ribeiro); Pedro (Gabriel) e Bruno Henrique (Luiz Araújo). Técnico: Tite.
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Jair), Praxedes (Sebastián Ferreira) e Paulinho; Payet (Orellano), Gabriel Pec (Erick Marcus) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.
GOL: Gerson, aos 30 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO: Raphael Claus (SP).
RENDA: R$ 3.407.812,50.
PÚBLICO: 69.473 presentes