Desastre total! Brasil perde para Uruguai e Neymar sofre lesão grave
Seleção Brasileira volta a jogar mal, perde para o Uruguai por 2 a 0, em Montevidéu, e vê Neymar sofrer grave lesão no joelho esquerdo
Não poderia ser pior. Em noite de desastre total, a Seleção Brasileira perdeu para o Uruguai por 2 a 0 na noite desta terça-feira (17) no estádio Centenário, em Montevidéu. Pior: viu o seu principal jogador, Neymar, sofrer uma grave lesão no joelho esquerdo, com suspeita de lesão no ligamento cruzado anterior.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O resultado tirou o Brasil da vice-liderança das Eliminatórias, caindo para a terceira colocação, com sete pontos, ultrapassado justamente pelo Uruguai, que chegou à mesma pontuação e fica à frente nos critérios de desempate.
E Fernando Diniz, em seu quarto jogo como treinador interino, sofreu a sua primeira derrota e quebrou, negativamente, alguns recordes: o Brasil não perdia para o Uruguai há 22 anos (desde 2001); e foi a primeira derrota da Seleção Brasileira nas Eliminatórias em oito anos (ou 37 jogos de invencibilidade).
Numa noite em que nada deu certo e não houve destaques individuais ou coletivos no time canarinho, o volante Casemiro assumiu o mau momento da equipe, que tem goleou a Bolívia por 5 a 1 na primeira rodada das Eliminatórias, mas foi caindo de rendimento nos jogos seguintes: vitória por 1 a 0 sobre Peru, empate em 1 a 1 com a Venezuela e, agora, derrota por 2 a 0 para o Uruguai.
"A curto prazo, temos que ser realista e falar que precisamos melhorar. Os jogadores são praticamente os mesmos (do ciclo passado). Sabemos que temos de melhorar. O momento não é bom. É seguir e tentar entender o estilo de jogo o quanto antes", assumiu Casemiro, capitão da Seleção.
Neymar sai chorando
Não bastasse a atuação muito ruim da Seleção Brasileira, o time ainda perdeu Neymar. Aos 48 minutos do primeiro tempo, o camisa 10 tentou escapar de De La Cruz no meio de campo e, ao pisar no gramado, torceu o joelho esquerdo.
O craque brasileiro já caiu chorando e pedindo substituição. Jogadores das duas seleções se aproximaram do atacante, que deixou o campo na maca. Neymar seguiu para o vestiário carregado pelos médicos da Seleção Brasileira, sem conseguir colocar o pé no chão.
Ainda no estádio, o departamento médico da Seleção informou que o craque tem suspeita de lesão grave no joelho esquerdo. O atacante fará exames para um diagnóstico mais detalhado da lesão.
Neymar se machucou quando o Brasil já perdia por 1 a 0. Seis minutos antes da lesão do camisa 10 brasileiro, Darwin Núñez havia aberto o placar para a Celeste Olímpica.
Como foi o jogo
Com Neymar, Rodrygo e Vinicius Júnior bastante apagados, a Seleção Brasileira apareceu no primeiro tempo mais reclamando do árbitro do que ameaçando o gol uruguaio.
A Celeste Olímpica também não fez muita coisa. Ainda assim, na única chance que teve, abriu o placar. Aos 41 minutos, Maxi Araújo, em velocidade, ganhou da marcação de Marquinhos e cruzou para Darwin Núñez, praticamente agachado, fazer de cabeça 1 a 0 para o Uruguai. Sete minutos depois, Neymar torceu o joelho esquerdo e precisou ser substituído.
Com Richarlison no lugar de Neymar, Diniz tentou aumentar a presença brasileira no setor de ataque. Mas ainda faltou objetividade. Repetindo o roteiro dos jogos com Venezuela e Peru, o Brasil apostou nos cruzamentos e bolas paradas.
Aos 24 minutos do segundo tempo, apareceu o lance mais perigoso brasileiro contra a meta uruguaia. Rodrygo bateu falta de longe e a bola carimbou o travessão.
As mexidas de Fernando Diniz não surtiram efeito. E o Uruguaio ainda ampliou. Aos 31 minutos, Gabriel Magalhães se enrolou com Casemiro dentro da área brasileira, quase na linha de fundo. Núñez, caindo, aproveitou para dar um passe para De La Cruz fazer 2 a 0. Empolgados, os torcedores uruguaios passaram a gritar "olé" a cada vez que a equipe celeste tocava na bola.
Uruguai 2 x 0 Brasil
Estádio: Centenário
URUGUAI: Rochet; Nández (Bruno Méndez), Araújo, Cáceres e Oliveira (Viña); Ugarte, Valverde e De La Cruz; Pellistri (Piquerez), Maxi Araújo (Vecino) e Darwin Núnez. Técnico: Marcelo Bielsa
BRASIL: Ederson; Yan Couto (David Neres), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Carlos Augusto (Arana); Casemiro, Bruno Guimarães (Raphael Veiga) e Neymar (Richarlison); Rodrygo e Vinicius Júnior (Matheus Cunha). Técnico: Fernando Diniz
GOLS: primeiro tempo — Darwin Núnez, aos 41 minutos. Segundo tempo — De La Cruz, aos 31 minutos
ÁRBITRO: Alexis Herrera (VEN)