Pan de Santiago

Veja quem são os atletas capixabas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

O Brasil terá 621 atletas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago e o Folha Vitória fez levantamento para mostrar quem são os representantes do Espírito Santo no evento

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: COB

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago começam oficialmente nesta sexta-feira (20), com a cerimônia de abertura, mesmo que algumas competições tenham começado um dia antes, como boxe e beisebol. 

O Brasil terá 621 atletas no Chile, distribuídos em 60 modalidades. E a reportagem do Folha Vitória fez um levantamento pra mostrar quem são os capixabas no maior evento esportivo das Américas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A lista é de altíssimo nível! Tem veteranos e estreantes, tem atletas com experiência em Jogos Olímpicos e tem quem já conquistou até título mundial!

A "delegação capixaba" sofreu uma baixa de última hora. Deborah Medrado, um dos principais nomes da seleção brasileira de conjunto de ginástica rítmica, foi cortada nesta sexta-feira (20) por lesão.

Confira abaixo quem são os capixabas no Pan de Santiago:

Foto: Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br
Medalha de ouro no Pan de Lima/2019, o nadador João Gomes Júnior está de volta à competição

Veterano defende o ouro na piscina

João Gomes Júnior, aos 37 anos, é um dos veteranos da equipe de natação brasileira no Pan de Santiago e viaja com a missão de defender o seu título. Afinal, ele foi ouro no Pan de Lima/2019 na prova dos 100m peito.

O capixaba é um dos maiores nomes da história da natação brasileira no estilo peito. Nos Jogos Olímpicos do Rio/2016, foi quinto colocado nos 100m peito, melhor desempenho individual da natação brasileira. Um ano depois, foi vice-campeão mundial nos 50m peito em 2017.

No Pan de Lima/2019, além do ouro na prova individual dos 100m peito, ele venceu também com o revezamento 4x100m medley misto, após a desclassificação da equipe americana, e ainda ganhou a medalha prata com o 4x100m medley masculino.

AGENDA

21/10 (sábado)

9h00: 100m peito (eliminatórias)

16h00: 100m peito (final)

Foto: Divulgação/FIVB
André Stein forma hoje a melhor dupla masculina do Brasil no vôlei de praia

Favorito à vaga em Paris/2024

André Stein é um gigante! Literalmente! Com 2,01m de altura, o capixaba de Vila Velha foi campeão mundial de vôlei de praia em 2017, com apenas 22 anos. Hoje, aos 29 anos, ele forma com o paraibano George a principal dupla masculina do País, favoritíssima a ficar com uma das duas vagas na Olimpíada de Paris/2024.

O Pan de Santiago é a chance ideal para a dupla se recuperar depois do Mundial deste ano, no México, onde foi eliminada ainda na primeira fase.

André tem também a responsabilidade de ser o primeiro capixaba medalhista em Pans no vôlei de praia masculino. Até aqui, somente as mulheres capixabas subiram ao pódio na competição: Larissa, campeã no Rio/2007 e em Guadalajara/2011, e bronze em Santo Domingo/2003; e Lili, bronze em Toronto/2015.

AGENDA

21/10 (sábado)

18h30: BRA x ESA

22/10 (domingo)

18h30: BRA x COL

23/10 (segunda-feira)

18h30: BRA x CUB

Foto: Camila Nakazato/CBBoxe
Bicampeão brasileiro na categoria até 63,5kg, Yuri Falcão é estreante em Jogos Pan-Americanos

Caçula do boxe com DNA olímpico

Yuri Falcão é bicampeão brasileiro de boxe na categoria até 63,5kg. Tem apenas 21 anos e é o caçula da equipe de boxe brasileira em Santiago. Mas tem o DNA olímpico e é isso que espera prova a partir de domingo (22) no Pan.

O boxe é uma das modalidades que dará vaga olímpica via Pan de Santiago. Cada categoria dá duas vagas em Paris/2024 e é esse o objetivo de Yuri, sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, prata e bronze, respectivamente, nos Jogos Olímpicos de Londres/2012.

“Eu vou buscar a classificação olímpica. Esse é o meu maior sonho de agora. Depois, quero a minha medalha olímpica”, avisou Yuri “The Chosen” Falcão, mais um estreante em Pan.

AGENDA

22/10 (Domingo)

11h00: Yuri Falcão x Tyshawn Jones(GRN)

Foto: Reprodução / Instagram
O capixaba Krystian Kymerson foi campeão do Pan-Americano de Surfe deste ano, no Panamá 

Da Barra do Jucu para o Pan

Krystian Kymerson chegou aos 30 anos com conquistas importantes na carreira. E o Pan de Santiago pode ser a coroação que ainda faltava para o surfista da Barra do Jucu, em Vila Velha.

Campeão do Pan-Americano de Surfe no fim de abril deste ano, no Panamá, o capixaba ganhou o direito de fazer a sua estreia em Jogos Pan-Americanos. Bicampeão brasileiro, ele surfa desde os três anos de idade e tem Ítalo Ferreira como uma das suas referências.

O surfe vai distribuir vagas olímpicas no Pan de Santiago. Porém, como a equipe masculina brasileira para Paris/2024 já tem duas vagas preenchidas via Liga Mundial de Surfe — , essa regra não vai servir para Krystian.

AGENDA

24/10 (Terça-feira)

9h27: Primeira rodada

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Ex-BBB pronto pra voltar a voar na lista

Paulo André Camilo nasceu em Santo André (SP), mas é capixaba de coração. Atleta do Clube de Atletismo do Espírito Santo (Caes), o velocista ganhou fama e milhões de seguidores ao participar e ser vice-campeão de um reality show. Aos 25 anos, ele garante que está na hora de voltar a brilhar nas pistas.

“Este ano, a última competição é o Pan-Americano, mas já estou bastante focado no ano que vem. O Pan vai ser uma ótima oportunidade para saber onde a gente está", cravou P.A, que em Santiago vai correr os 100m e o revezamento 4x100m.

Paulo André já tem histórico em Pans. Na edição de 2019, em Lima, no Peru, ele foi ouro no 4x100m.

AGENDA

30/10 (Segunda)

18h50: Semifinal dos 100m

2/11 (Domingo)

18h24: Semifinal do 4x100m

Foto: Divulgação / FIBA
Didi Louzada já foi campeão sul-americano sub-21 e agora vai defender a seleção brasileira adulta no Pan

Amistoso contra time da NBA antes do Pan

Didi Louzada é um dos nomes da nova geração do basquete brasileiro. Nascido em Cachoeiro, o ala de 24 anos e 1,96m de altura se destacou pelo tradicional time de Franca/SP e acabou na NBA. Em 2019, foi draftado pelo Atlanta Hawks e trocado com New Orleans Pelicans.

Acabou emprestado ao Sydney Kings, da Austrália, por duas temporadas. E retornou para finalmente estrear na NBA pelo Pelicans. Também defendeu rapidamente o Portland Trail Blazer, mas a passagem pela NBA foi abreviada com lesões. Hoje, defende o Flamengo, que está nos EUA para fazer amistoso contra o Orlando Magic.

Campeão sul-americano sub-21 em 2018, Didi vai para o seu primeiro Pan.

AGENDA

31/10 (Terça-feira)

17h00: BRA x MEX

1º/11 (Quarta-feira)

20h00: BRA x CHI

2/11 (Quinta-feira)

17h00: BRA x PUR

Foto: Ricardo Bufolin/ CBG

Previsão de Furacão em Santiago

Geovanna Santos saiu de Pinheiros para ganhar o mundo. A ginasta do Incesp/ES coleciona conquistas importantes, como o ouro no aparelho arco nos Jogos Sul-Americanos de Assunção/2022, o título brasileiro individual geral em 2023 e uma apresentação que levantou a torcida no Mundial de Valencia deste ano.

A classificação olímpica não veio, mas a “Jojô” provou, mais uma vez, que a sua ginástica, muitas vezes vista como diferente, é do mais alto nível em termos mundiais!

Atleta olímpica com o conjunto nos Jogos de Tóquio/2021, Geovanna vai aproveitar o Pan para testar novidades na sua série. Imperdível! “Não dá pra aliviar no Pan, não. Vamos com tudo”, promete.

AGENDA

1º/11 (quarta-feira)

16h00: arco e bola

2/11 (quinta-feira)

16h00: fitas e maças

Foto: Jonathan da Rocha/CBK

Estreia para mudar de patamar no caratê

O carateca Bruno Conde defende as seleções brasileiras de base há bastante tempo. Mas não esconde que estrear nos Jogos Pan-Americanos em Santiago vai mudar o patamar da sua carreira. Aos 24 anos, natural de Vitória, o lutador da equipe Askabusa Butokukai faz a sua estreia em Pans.

“É a maior competição da minha vida, sem dúvidas”, comemora Bruno, que é um dos destaques da equipe brasileira nas disputas do kata individual.

Terceiro colocado no Sul-Americano deste ano, Bruno tem experiência em Pans da modalidade e outros eventos. E espera se destacar em Santiago para manter a tradição do esporte, que já rendeu 43 medalhas para o País na história.

AGENDA

3/11 (sexta-feira)

11h00: kata individual