Você sabe quem é a mulher mais rápida do Brasil? Essa pergunta foi respondida no Troféu Brasil de Atletismo deste ano, em julho, em Cuiabá (MT). A carioca Lorraine Martins, 23 anos, ficou com este título ao vencer os 100m rasos com o tempo de 11s16, melhor marca da sua carreira.
Não bastasse ser medalha de ouro do Troféu Brasil pela primeira vez, ela repetiu a dose nas provas dos 200m rasos, novamente com recorde pessoal de 22s59, e do revezamento 4x100m pela equipe do Pinheiros, feitos que fizeram a velocista receber o prêmio de melhor atleta da competição — junto com Caio Bonfim, da marcha atlética.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Lorraine é a grande atração do Desafio de Velocidade, evento que vai reunir na pista da Ufes, em Goiabeiras, Vitória, as mulheres mais rápidas do Brasil e também alguns dos atletas masculinos mais velozes do País. É a segunda edição do evento, que começa às 8h30 e segue até 12h30. A entrada é gratuita.
“Podem esperar o meu melhor possível! Darei o meu melhor dentro e fora das pistas, pois sei que o evento também é promovido como incentivo para a molecada que está começando”, prometeu Lorraine, atual número 1 do ranking brasileiro dos 100m rasos.
A carioca, que este ano competiu no Mundial de Budapeste e está em busca do índice olímpico para Paris/2024, participou da edição de agosto do ano passado do Desafio de Velocidade. Inclusive, foi a campeã do desafio. E conta que a troca de energia com os mais jovens, principalmente, é um fator a mais de empolgação para voltar a Vitória no próximo fim de semana.
“Eu acho que vai ser interessante não só para a molecada, mas pra a gente ter essa troca com eles. Estive no evento ano passado e fiquei bem feliz em como fui acolhida não só pelos responsáveis do evento, mas como a molecada me tratou e a troca que tive com eles”, lembrou.
A temporada de 2023 tem sido fantástica para Lorraine. E chegar ao topo do ranking brasileiro das velocistas aumenta também a responsabilidade pelos próximos resultados.
“Posso considerar que é a melhor temporada que eu já tive. No Troféu Brasil, fiz minhas duas melhores marcas pessoais (nos 100m e nos 200m rasos), foi meu primeiro destaque de melhor atleta, fiz índice para o Mundial e fiquei a dois centésimos do índice para a Olimpíada. Estou muito feliz. A responsabilidade agora é dobrada e agora é trabalhar dobrado”, concluiu a carioca.
Outros destaques do Desafio de Velocidade
Lorraine Martins não é a única velocista de destaque que estará em Vitória no sábado. Das sete primeiras colocadas do ranking brasileiro dos 100m rasos, seis estarão na pista da Ufes.
São elas: Ana Carolina de Jesus Azevedo, Gabriela Silva Mourão, Rosangela Santos, Anny Caroline de Bassi e Barbara Leoncio. Destaque para Rosângela Santos, medalhista olímpica em Pequim/2008 com o bronze no revezamento, junto com Rosemar Coelho, Lucimar Moura, Thaissa Presti — a equipe herdou o bronze após confirmação de doping da Rússia, que tinha levado o ouro.
Atleta olímpico no pelotão dos homens
No masculino, alguns dos 20 melhores velocistas do Brasil estarão em Vitória também para o Desafio de Velocidade. Com destaque para Gabriel Constantino, carioca de 28 anos, que venceu a edição do ano passado, correndo os 100m rasos em 10s37.
Ele tem um currículo expressivo, com o recorde sul-americano nos 110m com barreira. Essa prova, por sinal, é a sua especialidade e foi nela que Gabriel tornou-se atleta olímpico, competindo nos Jogos de Tóquio/2020.
Outros nomes confirmados são Gabriel Aparecido dos Santos, sexto colocado do ranking brasileiro dos 100m rasos com o tempo de 10s10; Lucas Rodrigues da Silva, 14º do ranking dos 100m (10s41); Luis Gabriel Pereira Silva, 20º no ranking dos 100m (10s48); e Wesley Henrique Silva, líder do ranking brasileiro sub-18 dos 100m rasos.
Serviço
2º Desafio de Velocidade
Quando: sábado (7)
Horário: 8h30 às 12h30
Local: pista de atletismo da Ufes, em Goiabeiras, Vitória
Entrada: gratuita