Esportes

Botafogo x Peñarol pela Libertadores; escalações e onde assistir

Com pinta de favorito, Botafogo enfrenta o Peñarol nesta quarta-feira (23), no Nilton Santos, no jogo de ida das semifinais da Libertadores

Redação Folha Vitória
Foto: Vítor Silva/Botafogo

Em busca de uma temporada histórica, o Botafogo inicia a disputa da semifinal da Libertadores contra o Peñarol/URU nesta quarta-feira (23), às 21h30, no Nilton Santos, com promessa de casa lotada.

Após eliminar Palmeiras e São Paulo nas oitavas de final e quartas de final, respectivamente, o Fogão tem um adversário tradicional pelo caminho, mas conta com a boa fase do seu time para chegar à sua primeira final de Libertadores na história.

VEJA TAMBÉM:

Deyverson coloca o Atlético-MG muito perto da final da Libertadores

> Valdivia, ex-Palmeiras, é preso no Chile por denúncia de crime sexual

> Cruzeiro aposta no Mineirão para largar na frente do Lanús na semifinal da Sul-Americana

O Botafogo atual já fez história ao voltar às semifinais, fase que disputou duas vezes, em 1963 e 1973. O time alvinegro está há 12 jogos invicto na temporada, sendo seis vitórias e seis empates, liderando o Brasileirão com 61 pontos. Na Libertadores, soma seis vitórias, seis empates e duas derrotas, ambas na fase de grupos.

O técnico Artur Jorge reconheceu a importância do momento e destacou sua ambição.

"O Botafogo teve, de fato, individualidades que se destacaram muito no passado, mas que nunca tiveram essa oportunidade (de ganhar a Libertadores). É um contexto que eu próprio não consigo explicar. Mas eu tenho uma ambição muito grande de chegar a essa final. Sabemos que, à essa altura, estamos a um pequeno passo de um marco histórico no clube", declarou o treinador do Botafogo.

Se o Botafogo ainda busca seu primeiro título, o Peñarol, por outro lado, já tem cinco taças, sendo o terceiro maior campeão, atrás dos argentinos Independiente (7) e Boca Juniors (6). Entretanto, o último título uruguaio foi em 1987, ou seja, há 37 anos. A última vez que chegou às semifinais foi em 2011, quando foi vice-campeão, perdendo para o Santos de Neymar.

Para chegar às semifinais, o Peñarol passou por The Strongest, da Bolívia, e eliminou o favorito Flamengo nas quartas de final. O atacante Javier Cabrera, que marcou o gol da classificação em cima do Fla, está lesionado e não joga nesta quarta-feira.

Aguirre colocou o Botafogo como favorito no confronto, lembrou que o Fogão tem Igor Jesus e Luiz Henrique na Seleção Brasileira e fez uma comparação com a fase anterior, .

"Eles estão no topo e seus jogadores têm marcado gols pela Seleção Brasileira. Vai ser realmente difícil por causa da forma em que eles estão em comparação com o Flamengo, que vivia uma fase ruim. Acho que o Botafogo é o melhor time da Libertadores, são os favoritos para vencer", apostou.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X PEÑAROL-URU

BOTAFOGO - John; Vitinho, Bastos, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Almada; Luiz Henrique, Igor Jesus e Savarino. Técnico: Artur Jorge.

PEÑAROL - Aguerre; Milans, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez e Maxi Olivera; Rodrigo Pérez, Damián García, Leo Fernández e Darias; Sequeira e Maxi Silvera. Técnico: Diego Aguirre.

ÁRBITRO - Andres Rojas (COL).

HORÁRIO - 21h30.

LOCAL - Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ).

ONDE ASSISTIR - TV Globo (TV aberta) e Disney+ (streaming)