Esportes

Brasil goleia o Peru no Mané Garrincha e dá paz a Dorival Júnior

Seleção Brasileira goleia o Peru por 4 a 0 e engata a segunda vitória consecutiva nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 com Dorival Júnior

Redação Folha Vitória
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A marca do pênalti foi o caminho para o Brasil golear o Peru por 4 a 0 nesta terça-feira (15) e engatar a segunda vitória consecutiva nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, algo que não havia conseguido ainda com Dorival Júnior.

Não foi uma exuberante apresentação coletiva, mas a equipe se entendeu bem, mostrou evolução no segundo tempo e construiu a goleada por 4 a 0 no Mané Garrincha, em Brasília (DF).

VEJA TAMBÉM:

> Confira a tabela das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026

> OPINIÃO | Goleada sempre é bem-vinda, mas sem oba-oba

> Messi dá show na goleada da Argentina sobre a Bolívia

Raphinha cobrou com competência as duas penalidades e foi o artilheiro da noite em que também foram às redes Andreas Pereira, em lindo voleio, e o iluminado Luiz Henrique.

O atacante botafoguense mudou a partida em dois minutos, com uma assistência e um gol. Certamente cravou seu nome nas próximas convocações.

PAZ PARA DORIVAL JÚNIOR

A goleada em Brasília dá paz ao treinador Dorival Júnior, embora ele saiba que a Seleção ainda não fez uma apresentação convincente. Com o resultado, o Brasil manteve-se em quarto lugar na tabela, agora com 16 pontos.

Napróxima Data Fifa, em novembro, a Seleção enfrenta a Venezuela fora e Uruguai em Salvador (BA).

COMO FOI O JOGO

O primeiro tempo foi ruim. Foi uma etapa com mais sorte que juízo para a formação verde e amarela, que registrou maior posse de bola. No entanto, muitas vezes não foi efetiva sequer em trocas de passes, demonstrando até falta de entrosamento, com erros tolos.

Com sorte, o time encontrou um pênalti marcado após toque na mão de Zambrano e convertido com competência por Raphinha. Foi somente o que produziu o time na primeira etapa. O melhor estava por vir.

No segundo tempo, a Seleção se encontrou e deslanchou depois do segundo gol, também de pênalti com Raphinha, mandando para as redes penalidade sofrida por Savinho. Até ali o jogo ainda estava razoavelmente amarrado. Depois, foi destravado. A Seleção ficou leve e passeou dali em diante.

Ocorre que o Peru, desorganizado e desesperado, saiu para jogar, deu espaços e pagou caro por isso. O Brasil foi inteligente e competente, acelerou e definiu a partida com mais dois gols num intervalo de dois minutos. Foram de Andreas Pereira e Luiz Henrique, dois que saíram do banco para mudar o panorama do jogo.

Lançado na ponta direita, o meia-atacante do Botafogo serviu o meio-campista do Fulham, que acertou de dentro da área lindo voleio para anotar uma pintura. Aquele foi o auge do duelo, mas coube mais. Dois minutos depois, Luiz Henrique acertou o canto de Gallese e fechou a goleada na capital federal.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 4 X 0 PERU

BRASIL - Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães (André) e Gerson; Raphinha (Endrick), Rodrygo (Andreas Pereira) e Savinho (Luiz Henrique); Igor Jesus (Matheus Pereira). Técnico: Dorival Júnior.

PERU - Gallese; Miguel Araujo, Carlos Zambrano e Callens; Advíncula (Polo), Cartagena, Castillo (Sonne), Peña (Murrugarra) e López; Flores (Grimaldo) e Reyna (Ramos). Técnico: Jorge Fossati.

GOLS - Raphinha, aos 37 minutos do primeiro tempo, Raphinha, aos 8, Andreas Pereira, aos 26, e Luiz Henrique, aos 28 do segundo tempo.

ÁRBITRO - Esteban Ostojich (Uruguai).

PÚBLICO - 60.139 torcedores.

RENDA - Não disponível.

LOCAL - Estádio Mané Garrincha, em Brasília.