Esportes

Capixaba é convocada para a Copa do Mundo de pickleball; conheça o esporte

Capixaba Nairana Fraga, de 35 anos, viaja nesta terça-feira (22) para defender a seleção brasileira de pickleball na Copa do Mundo em Lima, no Peru

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Acervo pessoal

Depois do beach tennis, uma outra modalidade começa a crescer no Brasil, em número de praticantes e de nível técnico. É o pickleball, um esporte de quadra que mistura elementos do tênis, badminton e tênis de mesa, e que é jogado com raquete e uma bola de plástico com furos.

A modalidade já tem mais de cinco milhões de praticantes nos Estados Unidos, onde foi criada. E ganha força também no Brasil, que vai participar da Copa do Mundo em Lima, no Peru, com a participação de uma atleta capixaba.

VEJA TAMBÉM:

> Como jogar o curioso esporte que é febre nos EUA e tem nome inspirado num cachorro

> Piloto capixaba Lucas Coffler é campeão no GP Brasil em Vespasiano (MG)

> Filho de africano, capixaba é a mais nova estrela da natação brasileira

Foto: Acervo pessoal

A capixaba Nairana Santos Fraga, a Nai, foi convocada para a Copa do Mundo.

Ela viaja nesta terça-feira (22) para a capital peruana. As competições começam na quarta-feira (23) e seguem até o próximo domingo (27).

“Eu tô na seleção brasileira e agora vou para o Mundial. Minha expectativa é boa. O time do Brasil tem boa técnica e está muito bem preparado para este torneio”, conta Nai.

Campeã brasileira de pickleball, a atleta capixaba de 35 anos vai disputar a modalidade de duplas mistas e duplas femininas.

Além dela, foram convocados os atletas Yago Ferreira, Kym Sze, Patricia Boson, Vanessa Zamprogno e Eliza Rocha.

“Nem nos meus maiores sonhos imaginava poder representar meu País na mais alta categoria de um esporte na Copa do Mundo! E aqui estou realizando um sonho graças ao meu Deus!”, comemorou Nai, nas suas redes sociais.

O QUE É O PICKLEBALL

O pickleball é um esporte que combina elementos do tênis, badminton e tênis de mesa, sendo jogado em uma quadra menor com raquetes maiores e uma bola leve, de plástico, cheia de furos.

O esporte foi criado em 1965 pelo americano Joel Pritchard, que usou o nome do seu cachorro de estimação, Pickles, para batizar a modalidade.

A quadra é semelhante à quadra de tênis, um pouco menor, com 13,4m de comprimento por 6,1m de largura. As regras principais envolvem o saque — que só pode ser feito “por baixo”, ou seja, com a bola sendo golpeada abaixo da linha da cintura, e precisa atravessar a rede em diagonal (como no tênis) — e a pontuação, que é marcada até que uma dupla atinja 11 pontos. Pode ser jogado em partidas de simples ou duplas.