Esportes

Capixabas conquistam 13 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros

Nadador Caio Marinato, com três medalhas, é um dos destaques do Espírito Santo no Jubs, competição que reúne mais de dois mil atletas universitários em Brasília (DF)

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Fuec

Os atletas que representam o Espírito Santo na etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), realizado em Brasília (DF), fizeram bonito durante a primeira semana de competição, com a conquista de 13 medalhas para o Estado, sendo uma de ouro, quatro de prata e oito de bronze.

O principal destaque da primeira semana, onde foram concentradas as disputas das modalidades individuais, foi o nadador Caio Marinato.

VEJA TAMBÉM:

> Ingressos para amistoso da seleção feminina no Kleber Andrade já estão à venda

> Hugo Cibien sobe mais uma vez no pódio da Copa Truck

> Esquiva Falcão pede revanche e promete vencer campeão olímpico

Aluno da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), Marinato ganhou três medalhas na natação paradesportiva, sendo uma prata, nos 200m livres; e dois bronzes, nos 50m costas e 50m peito.

“Foi a minha primeira vez disputando o Jubs e já consegui conquistar três medalhas, algo inesperado até para mim, porque precisei ficar sem treinar um período nos últimos meses por conta de uma bronquite. Estou muito feliz com essas conquistas e também com a inclusão das modalidades paradesportivas dentro do Jubs, que vem desde o ano passado. Com certeza, quero voltar ano que vem e garantir ainda mais medalhas para o Espírito Santo”, comemorou Marinato.

Quem também fez bonito e conquistou, até agora, a única medalha de ouro para o Espírito Santo durante a competição foi Arthur Batista, da UVV, campeão no jiu-jitsu, na categoria até 64kg.

Foto: Divulgação/Fuec
“Fiz três lutas durante toda a competição e a primeira foi a mais difícil, já que eu enfrentei um adversário que era mais graduado que eu. Fiquei muito feliz com o meu desempenho e, principalmente, com o resultado e a conquista dessa medalha de ouro, afinal isso mostra que o esforço nos treinos está dando certo”, contou o campeão Arthur Batista.

Além de Caio e Arthur, outros nove atletas capixabas conseguiram subir ao pódio no Jubs, que é a principal competição universitária do País. As medalhas vieram na natação, atletismo, taekwondo e wrestling, modalidade que mais atletas teve entre os medalhistas, com seis.

Principal torneio universitário do País, o Jubs acontece em Brasília (DF) e conta com a participação de mais de dois mil atletas universiários de todo Brasil, de mais de 100 instituições de ensino superior.

Foto: Divulgação/Fuec

VEJA AS MEDALHAS DO ES NO JUBS

OURO

> Arthur Batista (UVV) – jiu-jitsu (-64 kg)

PRATA

> Caio Marinato (Faceli) – natação paradesportiva - 200m livre (classe S9)
> Caio Dantas (Multivix) - wrestling (-65 kg)
> Cristal Santana (Estácio de Sá) – wrestling (-50 kg)
> Estevão Guimarães (Multivix) – wrestling (-125 kg)

BRONZE

> Adriana Moreira (Multivix) – wrestling (-68 kg)
> Giovanna Queiroz (Multivix) – wrestling (-57 kg)
> Samuel Melo (Multivix) – wrestling (-130 kg)
> Caio Marinato (Faceli) – natação paradesportiva - 50m costas (classe S9)
> Caio Marinato (Faceli) – natação paradesportiva - 50m peit (classe S9)
> Milena Pizzin (Unesc) – natação (50m borboleta)
> Yan Netto (Multivix) – atletismo – marcha atlética
> Gabriel Gobbi (Multivix) - taekwondo