Esportes

CBF anuncia ajuda de R$ 20 milhões a clubes gaúchos após prejuízos com enchentes

Os recursos vão beneficiar tanto as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro (Grêmio, Internacional e Juventude), quanto as das demais divisões nacionais

Redação Folha Vitória
Foto: reprodução de internet

A CBF anunciou uma transferência de R$ 20 milhões aos clubes gaúchos como ajuda para custear as despesas extras enfrentadas pelos times nos últimos meses em razão das enchentes que causaram inúmeras perdas no Rio Grande do Sul.

Os recursos vão beneficiar tanto as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro (Grêmio, Internacional e Juventude), quanto as das demais divisões nacionais e também da segunda divisão do Campeonato Gaúcho.

VEJA TAMBÉM:

> Palmeiras encosta no Botafogo: veja as chances de título no Brasileirão

> Corinthians e Fluminense mais perto do rebaixamento no Brasileirão

> OPINIÃO | Jorge Jesus precisa voltar ao Flamengo

A entidade não detalhou como será a distribuição e o repasse deste dinheiro, que deverá cobrir os gastos com logística, principalmente de transporte e hospedagem dos clubes.

"A CBF reconhece a situação excepcional enfrentada pelos clubes do Rio Grande do Sul nesta temporada em virtude da tragédia ambiental sem precedente e decidiu disponibilizar essa verba para ajudá-los neste período após consultar o departamento jurídico e o departamento de governança e conformidade", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Por conta das enchentes, as equipes gaúchas precisaram treinar e mandar jogos longe do Rio Grande do Sul. As chuvas intensas dos últimos meses alagaram CTs e estádios e causaram o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, o principal do Estado, o que obrigou viagens de ônibus às delegações do times para outros grandes centros em meio à disputa das diferentes séries do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Foto: MAX PEIXOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
O Inter foi um dos mais afetados pelas enchentes, em razão da inundação do Beira-Rio

O Inter foi um dos mais afetados pelas enchentes, em razão da inundação do Beira-Rio. Antes de retomar as partidas no local, em julho, o clube precisou mandar partidas em Barueri (SP), Criciúma (SC), Florianópolis (SC) e Caxias do Sul (RS). O CT do clube levou mais tempo para voltar às atividades, no fim de agosto.

O Grêmio treinou em São Paulo (SP) e Curitiba (PR) e mandou jogos na capital paranaense, em Cariacica (ES), Chapecó (SC) e Caxias do Sul (RS). A sua arena só voltou a sediar confrontos em setembro.