Cléber Machado votou em Rodri? Narrador revela seu voto na Bola de Ouro
O narrador Cléber Machado foi o único representante brasileiro na Bola de Ouro, eleição do melhor jogador do mundo feita pela revista France Football
Único representante brasileiro no comitê criado pela revista France Football, o narrador Cléber Machado revelou seus votos para melhor jogador do mundo na Bola de Ouro.
A premiação foi entregue ao meia espanhol Rodri, do Manchester City, no final da tarde de segunda-feira (28). Cléber Machado, porém, escolheu Vinícius Júnior, do Real Madrid, para liderar seu Top 10.
VEJA TAMBÉM:
> Vini Jr. faz postagem após perder a Bola de Ouro para Rodri
> Quem é Rodri, espanhol que desbancou Vini Jr. na Bola de Ouro
> Capixaba Savinho é o quarto melhor jogador jovem do mundo
"Eu votei no Vini Jr., no Rodri e no Bellingham (nessa ordem). Depois votei no Mbappé, em quarto, e no Kane, em quinto", afirmou Cléber Machado, durante o programa Arena SBT.
Além destes, narrador completou o seu Top 10 com Toni Kroos, Phil Foden, Haaland, Carvajal e Florian Wirtz. Cléber Machado é o representante brasileiro na eleição da Bola de Ouro há mais de 10 anos.
VOTOS NÃO REVELADOS
Oficialmente, a France Football ainda não revelou os votos de cada um dos jornalistas e a pontuação que cada jogador obteve na eleição e isso deve ser feito ao longo dos próximos dias.
Na segunda-feira, apenas a posição dos atletas foi divulgada, com Rodri, do Manchester City, em primeiro, seguido por Vini Jr. e Jude Bellingham, do Real Madrid, em segundo e terceiro, respectivamente.
Vini Jr. e o Real Madrid souberam que o brasileiro não ganharia o prêmio e boicotaram a premiação. O atacante brasileiro era tido como favorito pela imprensa espanhola no último mês, mas permaneceu na Espanha, junto com a comitiva de 50 pessoas que planejava o clube merengue.
Desde 2007, com Kaká, o Brasil não tem um jogador eleito melhor do mundo, em premiação organizada pela France Football.
COMO FUNCIONA A VOTAÇÃO DA BOLA DE OURO?
Na Bola de Ouro, a France Football seleciona 180 jornalistas, um de cada país do Top 180 do ranking da Fifa, e envia, na sequência, uma lista com 30 jogadores finalistas ao melhor do mundo. Cada profissional monta seu Top 10 ideal, com pontuações diferentes para cada colocação.
A lista dos finalistas é formado a partir da redação da France Football e de Luís Figo, embaixador da Uefa no troféu masculino. Isto porque, pela primeira vez neste ano, a premiação foi organizada em parceria com a entidade europeia.
O período de avaliação da France Football considera a temporada 2023/2024 na análise para eleger o melhor jogador do mundo. Nela, Vini anotou 24 gols e deu nove assistências com a camisa do Real Madrid, e foi crucial para as conquistas da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol.
Além disso, outro três quesitos devem ser considerados pelos jornalistas: "atuações individuais, caráter decisivo e impressionante", "desempenho e conquistas da equipe" e "classe e Fair Play".