Esportes

ES vai receber seleções femininas na Copa do Mundo de 2027

Em evento de convocação da seleção brasileira, presidente da Federação de Futebol do ES confirma que o Estado pode servir de local de treinos na Copa de 2027

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Henrique Montovanelli/FES
O técnico Arthur Elias e a coordenadora de seleções Cris Gambaré visitaram o estádio Kleber Andrade

A primeira convocação da seleção brasileira feminina de futebol após a conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Paris-2024 serviu também para a confirmação de que o Espírito Santo está indicado como local de treinos para as seleções que vão disputar a Copa do Mundo de 2027, que será realizada no Brasil.

A ideia é repetir o que aconteceu na Copa do Mundo de 2014, quando o Estado serviu de CT para as seleções de Camarões e Austrália durante o Mundial masculino.

VEJA TAMBÉM:

> Seleção brasileira feminina é convocada para amistosos no ES

> "A melhor meia do Brasil é capixaba", elogia Tamires, da seleção brasileira

> Lula assina acordo para a construção do estádio do Flamengo

ES FEZ PARTE DA CANDIDATURA A SEDE DO MUNDIAL

O Espírito Santo fez parte da candidatura apresentada pela CBF à Fifa pra que o Brasil fosse aprovado como sede da Copa do Mundo de 2027.

O Estado foi incluído como local de treinamentos, podendo, assim, receber seleções durantes da fases de preparação e também durante a competição, como confirmou o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo, Gustavo Vieira, nesta sexta-feira (4), durante o evento da convocação da seleção brasileira para os amistosos contra a Colômbia, nos dias 26 e 29 deste mês, no Kleber Andrade, em Cariacica.

Foto: Bruno Lopes/CBF
Gustavo Vieira, Cris Gambaré, Tamires e Arthur Elias no evento da convocação da seleção brasileira
"Esta vinda da seleção brasileira é um marco zero que acontece aqui no Espírito Santo, iniciando um novo ciclo da seleção principal até a Copa de 2027. O Mundial será no Brasil e o Espírito Santo está no radar para ser inserido neste contexto de trazer alguma seleção pra cá antes do Mundial, assim como fizemos em 2014", explicou Gustavo Vieira.

Em 2014, as seleções de Camarões e da Austrália ficaram hospedadas em Vitória durante a Copa do Mundo. Camarões, que estava no grupo do Brasil e tinha o craque Eto'o ainda em atividade, treinou no estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Já a Austrália fez seus treinos no estádio Engenheiro Araripe, também em Cariacica.

VISITA AO KLEBER ANDRADE E ÀS INSTALAÇÕES DE TREINOS

Um dia antes da convocação da seleção brasileira para os amistosos contra a Colômbia, o técnico Arthur Elias e a coordenadora de seleções, Cris Gambaré, visitaram o estádio Kleber Andrade e também duas instalações que servirão de local de treino para o Brasil e para a Colômbia a partir do dia 21 deste mês.

“O Kleber Andrade tem todas as condições de receber os dois jogos, com boas instalações e bom gramado”, elogiou Arthur Elias.

Foto: Bruno Lopes/CBF
A coordenadora de seleções femininas da CBF, Cris Gambaré, falou sobre os jogos no Espírito Santo

Diretora de futebol do Corinthians por nove anos, a agora coordenadora de seleções femininas da CBF, Cris Gambaré, explicou nesta sexta-feira a escolha do Espírito Santo como pontapé inicial no novo ciclo da seleção brasileira.

"Hoje, o nosso foco é na preparação para a Copa América de 2025 e preparar para a Copa do Mundo de 2027, que pela primeira vez será na América do Sul. Os amistosos serão aqui e esperamos, com o apoio de todos os capixabas, dar uma grande visibilidade diante de um novo cenário para o futebol de mulheres. A intenção de vir ao Espírito Santo é levar a seleção para outros lugares, aumentar a visibilidade. É uma honra e uma alegria estarmos aqui. Será o início de uma grande história aqui no Espírito Santo".