Esportes

OPINIÃO | O que a volta de Neymar significa para a Seleção Brasileira

Neymar voltou a entrar em campo após um ano afastado por lesões e deve fazer ainda mais um jogo antes da próxima convocação da Seleção Brasileira

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: @alhilal

Neymar voltou! Depois de um ano, ele está de volta ao futebol para a alegria dos milhões de fãs no Brasil e no exterior. O retorno do craque também mexe com a Seleção Brasileira, que neste um ano sem o camisa 10 oscilou bastante.

Não que as coisas estivessem uma maravilha para a Seleção com ele em campo. Também não estavam. A lesão do atacante aconteceu ainda na "era Fernando Diniz", que sofria contra o Uruguai a primeira derrota nas Eliminatórias. Dali, só piorou.

VEJA TAMBÉM:

> Ele voltou! Veja como foi o retorno de Neymar ao futebol

> Retorno de Neymar repercute na imprensa internacional: "Volta mágica"

> CBF parabeniza Neymar pela volta aos gramados

Agora com Dorival Júnior, a Seleção Brasileira mostrou um pouco de reação nas duas últimas rodadas, com vitórias sobre Chile e Peru. Mas a sensação ´é de que ainda falta o líder. Ainda falta o "diferente". Falta Neymar.

Neymar é a referência, talvez a única referência, para todos os jogadores mais jovens da Seleção Brasileira. Todos eles idolatram o camisa 10.

Neymar se inspirou em Ronaldinho, que tinha Ronaldo Fenômeno como referência, que aprendeu de perto com Romário, e assim por diante. Os atuais jogadores, de Vini Júnior e Rodrygo a Endrick, Luiz Henrique e Estêvão, olham para Neymar e querem ser como ele.

O camisa 10 já tem 32 anos. Disputou três Copas do Mundo: Brasil-2014, sua melhor até aqui, Rússia-2018 e Catar-2022. Pela Seleção, tem 128 jogos e 79 gols, números que o colocam como maior artilheiro da Seleção em jogos oficiais, superando os 77 gols de Pelé.

Falta o protagonismo definitivo. O caminho para isso é liderar a atual safra da Seleção Brasileira à Copa do Mundo de 2026 e, nela, provar que seus milhões de críticos — talvez na mesma proporção dos milhões de fãs — estão errados e que ele, Neymar, merece sim estar em qualquer lista dos maiores jogadores da história do fuetbol brasileiro.

Se Neymar entrar em campo novamente antes da convocação, em novembro, eu acredito que ele vai aparecer também na próxima lista do técnico Dorival Júnior, em novembro. E caso seja convocado, a Seleção é Neymar e mais 10. Quem duvida?