Esportes

Quem é a craque do Real Madrid que será adversária do Brasil em Cariacica

Uma das mais promissoras jogadoras do mundo, Linda Caicedo é titular da Colômbia e será adversária da seleção brasileira nos dois amistosos no Kleber Andrade

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: @realmadridfemenino

Ela tem só 19 anos, mas já veste a camisa do maior clube do mundo. Melhor jogadora do Mundial Sub-17 em 2022, Linda Caicedo despertou o interesse do Real Madrid, que a contratou na temporada seguinte.

Vista como uma das mais promissoras jogadoras do mundo, a jovem craque é titular da Colômbia e será adversária da seleção brasileira feminina nos dois amistosos no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

VEJA TAMBÉM:

Campeões nas ondas: irmãos indígenas fazem história no esporte do ES

> Zé Carlos, ex-lateral do São Paulo e da Seleção Brasileira, morre aos 56 anos

> Cérebro de Maguila será doado para estudos na USP; entenda

INGRESSOS À VENDA

O primeiro acontece neste sábado (26), às 18h30. As duas equipes voltam a se enfrentar na terça-feira (29), às 19 horas.

Os ingressos estão à venda por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) e podem ser comprados no site Nosso Ticket e também em pontos físicos, nas lojas Ademar Cunha de Serra, Guarapari, Vila Velha e Cariacica, e as lojas Óticas Diniz do Shopping Vitória, Shopping Vila Velha, Shopping Praia da Costa e Shopping Moxuara.

ESTRELA DESDE JOVEM

Linda Caicedo já tem muita história para contar. O primeiro contato com a bola foi em Villa Gorgona, um pequeno povoado a poucos quilômetros de Cali, aos cinco anos de idade.

Seu nome desperta interesse no mundo da bola desde os 14 anos, quando estreou como profissional pelo América de Cali. Acabou campeã e artilheira da liga colombiana já em sua temporada de estreia.

VITÓRIA SOBRE O CÂNCER

Aos 15 anos, porém, foi diagnosticada com câncer de ovário, logo após acertar a sua transferência para o Deportivo Cali. A craque passou por quimioterapia durante três meses e, seis meses após sua cirurgia, voltou a jogar futebol.

“Na época, eu não achava que poderia jogar no profissional novamente por causa de todos os tratamentos e cirurgias que tive que passar. Mentalmente, foi um momento muito difícil na minha vida. Sou eternamente grata por ter acontecido quando eu era muito jovem. Consegui me recuperar, também tive o apoio da minha família, e agora me sinto muito bem. O que aconteceu me fez crescer. Me sinto grata e feliz por estar aqui”, contou, em entrevista à Fifa.

RETORNO EM ALTO NÍVEL

Linda Caicedo voltou aos gramados com a camisa do Deportivo Cali, pelo qual foi artilheira da Libertadores de 2021.

Foto: Divulgação/FCF
Linda Caicedo durante treino da seleção da Colômbia na Aest, em preparação para pegar o Brasil

No ano seguinte, ajudou a colocar a Colômbia em três finais: Mundial Sub-17, Sul-Americano Sub-17 e Copa América, já entre as profissionais. Desempenho que a fez ser contratada pelo Real Madrid em fevereiro de 2023, logo após completar 18 anos.

Até aqui, são 54 jogos com a camisa do Real Madrid, com 13 gols marcados e 11 passes para gols das companheiras.

BRASIL ATENTO ÀS COLOMBIANAS

Com tanta qualidade, Linda Caicedo por si só já eleva o nível de jogo da seleção colombiana. As brasileiras, no entanto, mostram que estão preparadas para um jogo de alto nível no sábado.

“O grupo delas já está junto há algum tempo, então elas são bem entrosadas. É um time muito qualificado. A gente tem que ter atenção nas individualidades delas e também no coletivo, justamente porque elas já estão juntas há um tempo”, alertou a lateral Yasmim, da seleção brasileira.