Esportes

Quem é Rodri, espanhol que desbancou Vini Jr. na Bola de Ouro

Campeão da Eurocopa pela Espanha e com recorde de invencibilidade pelo Manchester City, Rodri tirou de Vinicius Júnior a Bola de Ouro da temporada

Redação Folha Vitória
Foto: @ballondorofficial

Nem Vinícius Júnior, Jude Bellingham ou Kylian Mbappé. O melhor jogador do mundo e vencedor da Bola de Ouro em 2023/2024 foi Rodri, volante do Manchester City.

A premiação do jogador espanhol frustrou Vini Jr. e o Real Madrid, que boicotaram a cerimônia ao saber antecipadamente do resultado da France Football. A premiação da revista francesa leva em conta a votação de 180 jornalistas.

VEJA TAMBÉM:

> Luva de Pedreiro exibe camisa de Vini Jr. em cerimônia e Marta critica Bola de Ouro

> Capixaba Savinho é o quarto melhor jogador jovem do mundo

> Veja as posições das jogadoras brasileiras na Bola de Ouro

Na última temporada, com Rodri em campo, o Manchester City foi derrotado apenas uma vez. Foi na decisão da Copa da Inglaterra, contra o Manchester United. O City conquistou o Campeonato Inglês pela quarta vez consecutiva, feito inédito na história da competição. Por si só, o volante permaneceu 475 dias e 74 jogos invicto, maior marca individual de um jogador.

Esse é o principal cartão de visitas de Rodri para ter sido eleito melhor do mundo e ganhar a Bola de Ouro da revista France Football. Ele quebrou a marca de Paolo Maldini e Demetrio Albertini, que chegaram a 73 jogos de invencibilidade.

Além disso, Rodri ainda foi uma das peças-chave da seleção espanhola na conquista da Eurocopa, a quarta na história do país e que a colocou como maior campeã do torneio.

"Não é uma vitória apenas minha, mas do futebol espanhol. Uma recompensa a jogadores que nunca ganharam. Xavi, Iniesta, Busquets. Uma vitória do futebol espanhol", discursou Rodri, lembrando também que não é habitual um jogador do meio de campo ganhar o prêmio: "Muitos amigos disseram que o futebol ganhou dando visibilidade aos meio-campistas, aos volantes, que não tem tanto espaço em campo."

Rodri é um dos principais nomes do Manchester City e um dos pilares da equipe do técnico Pep Guardiola. Contratado a pedido do treinador em 2019, faz parte do elenco mais vitorioso da história do clube, sob o comando do catalão, e que conquistou a Tríplice Coroa na temporada 2022/2023, incluindo a inédita Liga dos Campeões para os Citizens.

UM CARA NORMAL

Sem tantos holofotes como outras grandes estrelas mundiais, Rodri agradeu à namorada, Laura, que esteve ao seu lado durante toda a cerimônia.

Foto: @ballondorofficial

Perguntado sobre os finalistas, em especial Vinicius Junior e Bellingham, que formaram o Top-3, Rodri evitou comparações. "É um nível tão alto, com jogadores novos, que têm um futuro enorme pela frente. É especial ser escolhido. Quero agradecer a todos que reconhecem".

Depois, fez um discurso no qual destacou que é "um cara normal", que pode servir de inspiração para os mais jovens.

"Quero falar para todos os garotos que você não precisa ser louco, ser incrível. Você pode ser um cara normal".

INÍCIO PROFISSIONAL NO VILLARREAL

O espanhol começou a carreira no Villarreal em 2015, depois de passar seis anos nas categorias de base do Atlético de Madrid. Três anos depois, o time da capital espanhola percebeu o erro que cometeu, com o volante tendo destaque na Espanha, e o recontratou por 25 milhões de euros (cerca de R$ 110 milhões à época). Em apenas uma temporada em Madri, já se transferiu para a Inglaterra.

Rodri foi contratado e projetado para ser um substituto de Fernandinho, volante e capitão do City, que deixou a equipe ao final da temporada 2021/2022. A saída do jogador coincidiu com o auge da carreira do espanhol até o momento. Titular absoluto na posição a partir de 2022/2023, raramente fica fora de um jogo por opção de Guardiola. Na última temporada, que resultou na Bola de Ouro, disputou 46 jogos, com nove gols e 12 assistências.

No entanto, um dos principais nomes da equipe não poderá disputar a temporada 2024/2025. Depois de deixar o campo mancando ainda no primeiro tempo do empate por 2 a 2 com o Arsenal, passou por uma cirurgia no joelho direito e não deve retornar até o início de 2025/2026.