Esportes

Seis promessas do esporte capixaba estão na maior competição escolar do mundo

Delegação brasileira chegou nesta quarta-feira (23) ao Bahrein, onde vai acontecer a edição deste ano da Gymnasiade, com atletas estudantis da categoria sub-18

Foto: @cbdeoficial

Seis promesas do esporte capixaba acabam de chegar no Bahrein, país localizado no Oriente Médio, para representarem o Brasil na Gymnasiade Sub-18, a maior competição escolar do mundo.

Eles conquistaram a vaga a partir dos resultados obtidos nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), em setembro, no Recife (PE).

VEJA TAMBÉM:

> Capixaba que joga nos EUA é convocado pela 1ª vez para a seleção brasileira

> Capixaba é convocada para a Copa do Mundo de pickleball; conheça o esporte

> Indicada à Bola de Ouro é uma das atrações da seleção brasileira no ES

Assim como nas Olimpíadas de Paris-2024, em que as mulheres se destacaram em número e em conquistas na delegação brasileira, o time feminino capixaba também é maior nas Gymnasiade. Dos seis atletas, cinco são mulheres.

No atletismo e paratletismo, respectivamente, Edimara de Jesus, da Escola Estadual de Ensino Médio Dunas de Itaúnas, de Conceição da Barra, e Wendel Sabino Xavier, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Vellozo, de Vila Velha, junto ao técnico Leandro Henrique Correa, são os representantes capixabas.

Foto: Lucas Dantas

No boxe, quem disputará é Rayani Victória Ribeiro, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marcílio Dias, de Vila Velha.

O maior número de representantes capixabas está no wrestling, que conta com Nattalia Calisto Dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Médio Alvimar Silva, de Vitória, Mariana Almeida, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ana Lopes Balestrero, de Cariacica, e Ana Vitoria Barcelos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agnelica Paixão, de Guarapari.

INÍCIO DA JORNADA ESPORTIVA

“A Gymnasíade é o maior e mais importante evento de esporte escolar do planeta. Ter seis atletas capixabas, de escolas públicas, representando o Estado e o Brasil nesta competição é muito significativo. Ver ainda que a maioria são da categoria feminina mostra o quanto as mulheres têm se destacado no esporte”, ressaltou o presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquêz. 

A ginasta Rebeca Andrade, que se tornou a maior atleta brasileira de todos os tempos nas Olimpíadas de Paris-2024, começou no esporte escolar e na Gymnasiade 2013, quando conquistou medalha de ouro no salto, prata no geral por equipes e bronze no individual geral.

Assim como ela, diversos outros atletas de ponta do Brasil e do mundo passaram pelo evento promovido pela International School Sport Federation (ISF).

SOBRE A GYMNASIADE

A Gymnasiade 2024 começou nesta quarta-feira (23) em Manama, capital do Bahrein, e vai até o dia 31 de outubro. O evento está na sua 18ª edição e conta ao todo com mais de seis mil atletas-estudantes de mais de 80 países.

Eles disputarão medalhas em 26 modalidades esportivas, revelando ao mundo outras promissoras estrelas olímpicas.

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) convocou uma delegação de quase 500 pessoas para a Gymnasiade Bahrein 2024. São 240 atletas brasileiros que estão no Oriente Médio com a missão de manter o país na elite mundial do desporto estudantil.

A Gymnasiade acontece todos os anos, sempre intercalando entre sub-18 e sub-15. O Brasil vem de duas campanhas marcantes. Em 2022, na Normandia-FRA, conquistou 126 medalhas, sendo 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, ficando na segunda colocação geral. No ano passado, foi anfitrião da Gymnasiade sub-15, realizada no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. O País foi o campeão geral com 282 medalhas (88 de ouro, 91 de prata e 103 de bronze).