Esportes

Vôlei capixaba disputa a Superliga C sonhando com a elite nacional

Pelo segundo ano seguido, o Capixaba Vôlei vai jogar a Superliga C, competição que é o primeiro passo para quem quer chegar à elite do vôlei brasileiro

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Fesv

Uma competição do tamanho do Brasil. Assim é a Superliga C, com 66 equipes, sendo 29 femininas e 37 masculinas, representando 18 estados de todas as regiões brasileiras. Entre elas, o ACVP/Capixaba Vôlei Clube, único time do Espírito Santo no torneio.

A equipe viajou nesta segunda-feira (7) para Timóteo (MG), onde vai disputar o título do seu grupo com outras 12 equipes.

VEJA TAMBÉM:

> Beach soccer e futsal podem entrar no programa das Olimpíadas

> Unicapixaba disputa a Libertadores de futebol 7 na Argentina

> COB é o comitê que mais conquistou seguidores nos Jogos de Paris-2024, diz levantamento

FORMATO DE DISPUTA

A Superliga C é o primeiro passo para quem sonha em chegar à elite do vôlei brasileiro.

Na primeira etapa da disputa, as equipes serão divididas em sedes regionais e os campeões de cada sede garantem uma vaga no acesso à Superliga B da temporada 2024/2025. Os segundos colocados participam da segunda etapa da competição, entre os dias 18 e 22 de outubro, em local a definir, de olho na sexta vaga disponível.

As equipes foram divididas de acordo com suas regiões. No masculino as sedes serão em Chapecó (SC), Timóteo (MG), Brasília (DF), São Luís (MA) e Belém (PA).

O Capixaba Vôlei está na chave com sede em Timóteo (MG) e vai enfrentar equipes tradicionais como Flamengo, Fluminense e Praia Clube/MG. As partidas começam nesta terça-feira (8).

ELENCO REFORÇADO

O Capixaba Vôlei disputou a Superliga C pela primeira vez no ano passado. Ficou na chave com sede em Maringá (PR) e não conseguiu passar pela primeira fase. Foram duas vitórias e três derrotas.

Agora, a equipe tem novamente o ex-jogador de vôlei de praia Edson Guerra, o Alemão, como treinador. E ele demonstra otimismo para a segunda participação seguida do time capixaba na competição.

"Expectativa melhor possível! Estamos indo pra disputar o título, assim como no ano passado. Fizemos a preparação desde o início do ano, sabendo das necessidades  devido à experiência passada. Contamos com alguns reforços de atletas que estavam em Minas e em São Paulo. Também estamos com novos talentos do Estado. Tenho certeza que nossa campanha será muito boa", afirma Alemão.

Um dos destaques é o ponteiro Rogério Mineiro, que vê como principal característica do Capixaba Vôlei uma equipe guerreira, que promete brigar ponto a ponto.

"Nosso time é um time muito forte, que sempre joga alegre e solto, com um bloqueio muito alto e forte. É um time que sempre vai brigar ponto a ponto e que sempre vai jogar todos os jogos como se fosse uma final. O nosso ponto forte como uma equipe é ser um time sempre unido, sempre ajudando um ao outro, sempre jogamos como uma família. Temos uma equipe de novos com veteranos, esta união de força e experiência faz totalmente a diferença", avaliou.

CAPIXABA VÔLEI NA SUPERLIGA C

> Sede Região Sudeste: Timóteo (MG) – 8 a 13 de outubro 2024
> Equipes: Acesita Vôlei (MG), ACVP/Capixaba Vôlei Clube (ES), Arizona Vôlei (MG), E. Clube Praia Grande (SP), E. V. Araguari (MG), Flamengo (RJ), Fluminense (RJ), Fundesport/Araraquara (SP), Itabirito Pro Esporte (MG), Praia Clube – Uberlândia Vôlei (MG), Prefeitura de Itapagipe (MG), São Sebastião/ Inst. OBI (SP) e Vôlei Unifafibe – Bebedouro Clube (SP)

ELENCO DO ACVP/CAPIXABA VÔLEI CLUBE

LEVANTADORES

Leonardo Reis
Manoel Vitor
Emerson Passos

PONTEIROS

Rogério Mineiro
Luis Feliphe
Jackson Morais

CENTRAIS

Fernandão
André Bermoch
Matheus Gomes
André Vicente

OPOSTOS

Cayo Henrique
Vythor Gabryell

LÍBEROS

Luiz Fernando
Bruno César

COMISSÃO TÉCNICA

Técnico: Edson Guerra (Alemão)
Auxiliar técnico: Edcarlos Santos
Assistente técnico: Jordan Moreira