Esportes

Fera do kart, capixaba de 10 anos se prepara para o Campeonato Brasileiro

Mesmo muito jovem, Murilo Santos Duarte já se destacou no estadual de kart e vive a expectativa de disputar o nacional

Vitor Simões

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Acervo Pessoal

O esporte capixaba segue revelando novos talentos para as mais diversas modalidades, que desde muito novos já se deparam com a dura vida de atleta profissional. Assim tem sido a rotina do jovem Murilo Santos Duarte, de 10 anos, capixaba de Vila Velha que se destaca nas pistas de kart.

A paixão pelo esporte veio desde cedo, aos oito anos, período em que Murilo estava morando com a família na Bahia. No entanto, voltaram para o Espírito Santo no início deste ano e o jovem piloto aproveitou para se inscrever e disputar o Campeonato Capixaba de Kart na categoria cadete (pilotos de 8 a 11 anos). 

"De maio pra cá ganhou todas as etapas, mas como o primeiro colocado tinha uma vantagem de 25 pontos ficou difícil. Mesmo ganhando as baterias, o líder chegava em 3ª ou 4ª nas etapas e acabou sendo campeão. Mesmo assim conseguiu finalizar em terceiro", contou Luiz Gustavo, pai de Murilo.
Foto: Divulgação/Acervo Pessoal

Ainda esse ano, o capixaba participou da primeira etapa da Copa São Paulo Light de Kart em Interlagos. Já em junho, participou da Copa do Brasil de Kart em Londrina.

E não para por aí, o próximo desafio do piloto já tem data marcada e local. Entre os dias 6 e 12 de dezembro, Murilo vai participar do Campeonato Brasileiro de Kart no kartódromo Beto Carreiro, na Penha, em Santa Catarina.

Até o momento, a categoria de Murilo conta com mais de 60 pilotos inscritos. A etapa do piloto está marcada para o dia 11. 

Apesar do alto número de concorrentes, o pai entende que é uma competição onde o que vale é a experiência para o jovem piloto, visto que é o primeiro nacional que ele disputa.

"Para essa competição nossa meta é andar entre os 10 primeiros, aja visto q esse é o primeiro brasileiro da vida dele e lá estarão os melhores pilotos do Brasil. O piloto está bem focado, treinando forte dentro e fora das pistas para manter a forma e alcançar seu objetivo. Chegar entre os 10 pra nós será uma grande vitória", afirmou.

O piloto cadete também deu seu depoimento a reportagem do Folha Vitória. De acordo com Murilo, a expectativa para o Brasileiro é grande, mas ele está se dedicando e vai chegar preparado.

"Estou me sentindo muito bem preparado. Agora é ter fé para dar tudo certo e vamos em busca dessa conquista", disse Murilo.

Pontos moeda