
Integrantes de cinco equipes deixaram a rivalidade de lado e se juntaram para formar a equipe União Capixaba e fazer bonito “em casa” na disputa do Pan-Americano de Va’a, competição de canoa havaiana que começa na terça-feira (21) e vai até sábado (25) na Curva de Jurema, em Vitória.
Acostumados a competir uns contra os outros nas provas que acontecem no Espírito Santo, Matheus Leandro Loureiro, Emannuel Fraga Moreira, Lelio de Jesus dos Santos, Davi Marques Nunes, Victor Negrão Silva e João Guilherme Damm juntaram forças para criar um time super competitivo e representar bem o Estado e o País na disputa da OC6, uma das provas mais esperadas do evento.
“São cinco clubes que se juntaram para buscar um resultado ainda melhor para o Estado. Somos instrutores em nossos clubes, buscamos resultados bons individualmente no Estadual e tivemos a intenção de criar esse grupo para buscar uma classificação no Brasileiro. E fomos a Niterói no Brasileiro, pegamos terceiro lugar, ou seja, somos o terceiro melhor time do Brasil. E vamos pra cima no Pan”, explica João Guilherme, animado com a proximidade da competição: “São sete nações, vão ter 14 canoas na nossa bateria. Estamos indo com tudo pra buscar o melhor resultado possível”
Veja o vídeo com treino da equipe União Capixaba:
A equipe União Capixaba é formada por remadores dos clubes Makaira, Capixaba Va’a, Trip Canoa, Mahina e Vila Velha Hoe. No Pan-Americano, além de outros barcos brasileiros, o time capixaba vai enfrentar também equipes da Argentina, Chile, Peru, Panamá, Guiana Francesa e Rapa Nui (Chile).
“Hoje o Brasil é uma grande potência do Va’a. A gente tá em casa e a briga vai ser bem forte com o pessoal do Chile e Rapa Nui. Mas acho que vai ficar entre os times do Brasil. Vai ser bem legal! Vai ser uma prova importante para o nosso Estado”, avalia João Guilherme.
LEIA TAMBÉM: Atleta de Vitória faz história na maior prova de canoa havaiana do mundo
Rivalidade que vira torcida
A prova de OC6 tem 24km de percurso, com duas voltas no trajeto oficial. E apesar da rivalidade entre os cinco clubes em etapas do Estadual, os competidores do time União Capixaba têm certeza de que terão 100% do apoio da torcida no sábado, às 13 horas, dia da prova deles.
Matheus Loureiro, que é do clube Trip Canoa, destaca que unir competidores de diferentes clubes foi a solução para fortalecer ainda mais a modalidade no Estado.
“Essa é a ideia, é o melhor jeito de fortalecer a comunidade do Va’a Capixaba. Competições internas, amizade, um competindo com outro dentro da água. Do lado de fora, a amizade prevalece. O nome da equipe já diz isso: União Capixaba”, conta Matheus Loureiro.
“A gente tem uma rivalidade bem maneira na água, pois esses times são adversários no Estadual. Mas fora da água é todo mundo amigo. Então, vamos ter cinco clubes torcendo por um time! A torcida é fundamental”, completa João Guilherme.
LEIA TAMBÉM: Dona Simone, aos 71 anos, dá show de disposição na canoa havaiana
SAIBA MAIS
Campeonato Pan-Americano de Va’a
Quando: 21 a 25 de novembro
Horários das provas: 7h às 15 horas
Local: Curva da Jurema, em Vitória
Número de inscritos: 700
Modalidades: OC6, V3, V2R, V1R e V1
Países representados: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Panamá, Guiana Francesa e Rapa Nui (Chile)