Esportes

Adversários unem forças para criar supertime capixaba no Pan de Canoa Havaiana em Vitória

Adversários no Estadual, integrantes de cinco clubes diferentes se juntam no time União Capixaba, que vai buscar pódio no Pan-Americano que será disputado em Vitória

Foto: Divulgação

Integrantes de cinco equipes deixaram a rivalidade de lado e se juntaram para formar a equipe União Capixaba e fazer bonito “em casa” na disputa do Pan-Americano de Va’a, competição de canoa havaiana que começa na terça-feira (21) e vai até sábado (25) na Curva de Jurema, em Vitória.

Acostumados a competir uns contra os outros nas provas que acontecem no Espírito Santo, Matheus Leandro Loureiro, Emannuel Fraga Moreira, Lelio de Jesus dos Santos, Davi Marques Nunes, Victor Negrão Silva e João Guilherme Damm juntaram forças para criar um time super competitivo e representar bem o Estado e o País na disputa da OC6, uma das provas mais esperadas do evento.

“São cinco clubes que se juntaram para buscar um resultado ainda melhor para o Estado. Somos instrutores em nossos clubes, buscamos resultados bons individualmente no Estadual e tivemos a intenção de criar esse grupo para buscar uma classificação no Brasileiro. E fomos a Niterói no Brasileiro, pegamos terceiro lugar, ou seja, somos o terceiro melhor time do Brasil. E vamos pra cima no Pan”, explica João Guilherme, animado com a proximidade da competição: “São sete nações, vão ter 14 canoas na nossa bateria. Estamos indo com tudo pra buscar o melhor resultado possível” 

Veja o vídeo com treino da equipe União Capixaba:

A equipe União Capixaba é formada por remadores dos clubes Makaira, Capixaba Va’a, Trip Canoa, Mahina e Vila Velha Hoe. No Pan-Americano, além de outros barcos brasileiros, o time capixaba vai enfrentar também equipes da Argentina, Chile, Peru, Panamá, Guiana Francesa e Rapa Nui (Chile).

“Hoje o Brasil é uma grande potência do Va’a. A gente tá em casa e a briga vai ser bem forte com o pessoal do Chile e Rapa Nui. Mas acho que vai ficar entre os times do Brasil. Vai ser bem legal! Vai ser uma prova importante para o nosso Estado”, avalia João Guilherme.

LEIA TAMBÉM: Atleta de Vitória faz história na maior prova de canoa havaiana do mundo

Rivalidade que vira torcida

A prova de OC6 tem 24km de percurso, com duas voltas no trajeto oficial. E apesar da rivalidade entre os cinco clubes em etapas do Estadual, os competidores do time União Capixaba têm certeza de que terão 100% do apoio da torcida no sábado, às 13 horas, dia da prova deles.

Matheus Loureiro, que é do clube Trip Canoa, destaca que unir competidores de diferentes clubes foi a solução para fortalecer ainda mais a modalidade no Estado.

“Essa é a ideia, é o melhor jeito de fortalecer a comunidade do Va’a Capixaba. Competições internas, amizade, um competindo com outro dentro da água. Do lado de fora, a amizade prevalece. O nome da equipe já diz isso: União Capixaba”, conta Matheus Loureiro.

“A gente tem uma rivalidade bem maneira na água, pois esses times são adversários no Estadual. Mas fora da água é todo mundo amigo. Então, vamos ter cinco clubes torcendo por um time! A torcida é fundamental”, completa João Guilherme.

LEIA TAMBÉM: Dona Simone, aos 71 anos, dá show de disposição na canoa havaiana

SAIBA MAIS

Campeonato Pan-Americano de Va’a

Quando: 21 a 25 de novembro

Horários das provas: 7h às 15 horas

Local: Curva da Jurema, em Vitória

Número de inscritos: 700

Modalidades: OC6, V3, V2R, V1R e V1

Países representados: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Panamá, Guiana Francesa e Rapa Nui (Chile)