Campeã olímpica, bicampeã mundial e, agora, campeã dos Jogos Pan-Americanos. Maior judoca brasileira da história, Rafaela Silva, 31 anos, vai lutar em Vitória no fim de semana. Recém-chegada do Chile, onde conquistou a medalha de ouro no Pan de Santiago, a carioca é um dos nomes conquistados no Campeonato Brasileiro Sênior, que vai trazer a Vitória a elite do judô nacional.
O evento que define os melhores do País tem mais de 200 judocas inscritos e acontece no ginásio Tancredão, no bairro Mario Cypreste, em Vitória, com entrada franca.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Rafaela Silva conquistou o ouro no Pan de Santiago na categoria até 57kg. Assim, “recuperou” o ouro do Pan de Lima/2019, que havia perdido por causa de doping. Ela é a primeira judoca brasileira campeã olímpica (Rio/2016), mundial (2013 e 2022) e pan-americana (2023). Na final da categoria até 57 quilos, a brasileira derrotou a argentina Candela Gomez por ippon, com 1min28 de luta.
Além de Rafaela Silva, atletas que vêm representando a seleção brasileira mundo afora também estão com presença garantida na competição, como Marcelo Gomes, medalhista de bronze no Grand Prix da Áustria; e Juscelino Nascimento Jr., que recentemente conquistou a prata no World Combat Games, e ainda diversos campeões das últimas Seletivas Nacionais.
Os judocas Kayo Santos e Gabriel Falcão, medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, na última semana, também vão em busca de seu primeiro título brasileiro sênior.
Destaque dos Jogos da Juventude entre as capixabas inscritas
O judô capixaba estará representado por 18 lutadores no Brasileiro Sênior. Entre eles, uma judoca de apenas 15 anos. Wenna Rodrigues conquistou a medalha de bronze nos Jogos da Juventude em setembro deste ano, em Ribeirão Preto (SP). Na ocasião, ela ainda aproveitou para conhecer e tirar fotos com Rafaela Silva, que foi uma das embaixadoras da competição. Agora, ela vai competir contra adversárias adultas e bem mais experientes.
Bronze no Brasileiro Sub-15 em 2022, a capixaba vai competir pela primeira vez num Brasileiro Sênior.
“Estou com um friozinho na barriga, mas estou focando nos treinos e vou dar o meu melhor. Lutar com atletas mais experiente é um aprendizado”, projetou Wenna Rodrigues.
Outros capixabas inscritos no Brasileiro Sênior são: João Paulo Pollesi Santana (-60kg), Christopher da Silva Moreira (-66kg), José Vicente Souza e Marcelo Segantine Medeiros (-73kg), Claudio Adão de Souza Sampaio e Luan Murinni Benfica (-81kg), Diogo Ornelas Batista e Patrick Machado (-90kg), Daniel Braga Alves (+100kg); Gabrielly dos Santos Braz (-48kg), Cristal Vitória Menezes Santana e Thalyssa Delcia Almeida do Rosário (-52kg), Karolyna Batista Pereira (-57kg), Juliana Barbosa de Oliveira (-63kg), Evelyn Muniz Sacramento (-70kg), Júlia da Silva Fernandes e Kanandra Brenda da Costa da Silva (-78kg).
Programação do evento
As disputas de todas as 14 categorias individuais, com as fases eliminatórias e as disputas de medalhas, vão acontecer na sexta-feira (10), primeiro dia de competição, a partir das 9 horas.
Já o sábado (11) está reservado para as disputas por equipes mistas, às 10 horas, que vai contar com a participação de 13 Federações Estaduais.
SERVIÇO
Campeonato Brasileiro Sênior de Judô
Quando: sexta-feira (10), de 9h às 18h; sábado (11), de 10h às 13h30
Local: ginásio Tancredão, bairro Mario Cypreste, em Vitória
Entrada: gratuita