Esportes

Central City conta com união entre vizinhos e tem sede de títulos

Equipe do Centro de Vitória foi abraçada pela comunidade vizinha, do Jaburu, e espera fazer bonito em sua segunda participação na Copa Vitória das Comunidades

Foto: Gabriel Cavalini
Um dos idealizadores do Central City, Luiz Alberto Diniz mostra o primeiro troféu conquistado pelo time

Por décadas, o futebol de fim de semana com os tradicionais Titulares e Aspirantes foi a rotina da comunidade da Fonte Grande, na região do Centro de Vitória. Mas há alguns anos, alguns membros do time chamado inicialmente de Fontegrandense decidiram sonhar mais alto e transformar a equipe em algo maior. A nova ideia era ter um time que disputasse campeonatos, conquistasse troféus e levasse orgulho à comunidade. Assim, em 2018, era fundado o Central City.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“Eu e o atual presidente estávamos querendo montar um time mais profissional, que disputasse campeonatos, ganhasse troféus, então a gente decidiu sair do Fontegrandense e montar a própria equipe”, conta Luiz Alberto Diniz, então jogador do Fontegrandense.

O nome da nova equipe foi totalmente inspirado na região central de Vitória. Mas a maior parte da “mão de obra” do time é de uma comunidade vizinha: a do bairro Jaburu. “Lá fomos abraçados e a rapaziada ajudou a montar o time. Desde então, somos uma família”, explica Luiz.

Já no ano seguinte à fundação do Central City, a primeira taça. O time foi campeão da Copa Maruípe. Um troféu tão importante que até hoje está exposto na comunidade. E a Copa Maruípe foi o primeiro desafio que credenciou o Central City a participar da Copa Vitória das Comunidades. No primeiro ano, em 2022, a equipe fez uma campanha discreta. O objetivo agora, no entanto, é conquistar o título.

“Vamos com tudo! Estamos nos preparando, jogando coletivos durante a semana com uma galera muito boa e queremos buscar mais essa taça para a comunidade”, avisa Luiz.

LEIA TAMBÉM: Treinador que é dublê de jogador e roupeiro; e presidente-artilheiro, Jabour é exemplo de dedicação

Só que o caminho não vai ser nada fácil. O Central City está no Grupo A da competição, o mesmo de adversário bem conhecido: o Meninos da Vila, time que é do Jaburu, justamente de onde vem a maior parte dos jogadores do Central.

“A gente pegou um grupo muito difícil. Logo de cara tem o Grêmio do Forte, que é uma equipe muito boa, que a gente conhece muito bem, e também tem os Meninos da Vila. Esse jogo é o maior clássico, vai ter rivalidade e a comunidade toda vai descer para acompanhar”, acredita Luiz.

Bola rola na sexta-feira

A Copa Vitória das Comunidades tem 16 equipes na 1ª Divisão, divididas em quatro grupos de quatro times cada. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, disputadas em jogo único. Todos os jogos da fase de classificação, das quartas de final e da semifinal acontecem no campo da Curva da Jurema, em Vitória. Já a final, no dia 17 de dezembro, será no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira.

A cerimônia de abertura da Copa Vitória das Comunidades será nesta quinta-feira (9), às 18h30, no auditório da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira.

Já a bola começa a rolar pra valer na sexta-feira (10), com os dois primeiros jogos do Grupo A. Atual campeão, o Jabour abre o campeonato contra o Meninos da Vila, às 19h15. Na sequência, jogam Central City x Grêmio do Forte São João.

COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES

1ª RODADA

Sexta-feira (10)

19h15: Jabour x Meninos da Vila

20h45: Central City x Grêmio do Forte São João

Sábado (11)

15h00: Galácticos de Sábado x Bela Vista

16h30: Amigos do PI x Caçador

18h00: Unidos de Inhanguetá x Unidos de Maria Ortiz

19h30: Real Sociedad x Comercial

Terça-feira (14)

19h15: Bohêmios x Cruz Azul

20h45: Bavi x Shacktar