Espírito Santo fecha os Jogos da Juventude com medalha de ouro; veja as medalhas
Maior competição do Brasil para atletas de 15 a 17 anos, Jogos da Juventude terminaram nesta quinta-feira com o Espírito Santo no pódio no vôlei
O Espírito Santo encerrou, nesta quinta-feira (28), sua participação na edição de 2024 dos Jogos da Juventude, em João Pessoa (PB). No total, a delegação capixaba volta para casa com 19 medalhas: cinco ouros, nove pratas e cinco bronzes.
Foram dois pódios a mais em relação à participação em 2023, quando o Estado ganhou 17 medalhas (seis ouros, cinco pratas e seis bronzes).
VEJA TAMBÉM:
Edimara é a menina de ouro do atletismo do Espírito Santo
Como votar na eleição do Prêmio Melhores do Esporte 2024; veja os finalistas
Dois dias de viagem de ônibus de Vitória a Buenos Aires para ver a final da Libertadores
ATLETISMO É O CARRO-CHEFE
Neste ano, a modalidade que conquistou o maior número de pódios foi o atletismo. Foram seis medalhas, sendo dois ouros, três pratas e um bronze, números que fizeram desta a melhor campanha da modalidade na história da competição.
Os primeiros lugares vieram com Davi Gabriel Bastos da Silva e Edimara Alves de Jesus, respectivamente, na marcha atlética e no arremesso do peso.
Edimara também subiu ao pódio com a medalha de prata no lançamento do disco, prova na qual Roni Fábio de Jesus também foi vice-campeão. A terceira prata do atletismo para os capixabas veio com Mateus Henrique de Jesus, no pentatlo.
Já o bronze foi de Laisa Bastos, na marcha atlética. Ela é irmã mais nova de Davi Gabriel Bastos, bicampeão da prova nos Jogos da Juventude e com mais um ano de disputas pela frente.
DESPEDIDA COM OURO NO VÔLEI
Outra modalidade que se destacou na capital paraibana foi o vôlei. No vôlei de praia, o Espírito Santo ganhou o ouro no feminino, com Lara e Malu, e no masculino, com Lucas e João Soneghet.
A última disputa de medalha do Estado aconteceu exatamente nesta quinta-feira (28), dia de encerramento do terceiro bloco e, consequentemente, da competição.
Sob o comando do técnico e medalhista olímpico Fábio Luiz Magalhães, o vôlei masculino foi a campeão da Divisão 3 ao vencer o Maranhão por 3 sets a 2 (21/25, 25/19, 25/16, 24/26 e 15/9). Por ter chegado na decisão, o vôlei capixaba masculino garantiu o acesso para a Divisão 2 do ano que vem dos Jogos.
DELEGAÇÃO CAPIXABA
O Espírito Santo levou para João Pessoa (PB) uma delegação com 192 integrantes. Foram 158 atletas, 28 técnicos e seis dirigentes. O investimento do Governo do Estado, por meio da Sesport, em transporte aéreo e uniformes para o toda a equipe que esteve na capital paraibana, foi de R$ 1,2 milhão.
Os capixabas participaram de 17 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.
Os Jogos da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e envolvem, todos os anos, atletas de 15 a 17 anos das 27 unidades federativas do País. No total, participaram desta edição cerca de quatro mil estudantes de escolas públicas e privadas. O Espírito Santo encerrou sua participação em 11° lugar no quadro oficial de medalhas.
MEDALHAS DO ES NOS JOGOS DA JUVENTUDE
OURO
> Davi Gabriel Bastos (marcha atlética)
> Edimara Alves de Jesus (arremesso do peso)
> Vôlei masculino (3ª divisão)
> Lara e Malu (vôlei de praia)
> Lucas e Soneghet (vôlei de praia)
PRATA
> Ricardo Fiorio Cardoso - prova de velocidade de ciclismo
> Amanda Manente - ginástica rítmica (maças)
> Miguel Kaizer Decoté - judô
> Gabriele Stein Meireles - taekwondo
> Lucas Lutzke - taekwondo
> Enzo Pegorette - wrestling
> Edimara Alves - lançamento do disco
> Roni Fábio de Jesus Santos - lançamento do disco
> Mateus Henrique Gomes de Jesus - pentatlo
BRONZE
> Laisa Bastos da Silva - marcha atlética
> Amanda Manente - ginástica rítmica (bola)
> Ana Júlia Vasconcelos - judô
> Beatriz Dantas - wrestling
> Isaque Barbatto - wrestling