Marta conquista seu primeiro título da liga feminina nos EUA
A craque Marta, do Orlando Pride, conquistou seu primeiro título da National Womens Soccer League (NWSL), a liga feminina dos Estados Unidos
A craque Marta conquistou seu primeiro título da National Womens Soccer League (NWSL), a liga feminina dos Estados Unidos. O Orlando Pride, time da brasileira, derrotou o Washington Spirit por 1 a 0 durante a final do campeonato, disputada no sábado (23).
A zambiana Barbra Banda foi a responsável por marcar o único gol da partida no CPKC Stadium de Kansas City, no Estado do Missouri, com uma grande jogada individual, aos 37 minutos.
VEJA TAMBÉM:
Verstappen comemora o tetra da F-1: "Nunca pensei que fosse possível"
Novo líder! Palmeiras vence e assume a liderança do Brasileirão
Rio e Niterói podem sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031
TÍTULO DEFINIDO NO PRIMEIRO TEMPO
O Orlando Pride, franquia onde a veterana Marta joga desde 2017, foi considerado o melhor time da liga na fase regular desta temporada. O Washington Spirit, o segundo melhor, não conseguiu impor seu temível ataque liderado pela jovem Trinity Rodman, filha de Dennis Rodman, ex-estrela da NBA.
O momento decisivo veio ainda no primeiro tempo. Recebendo uma bola cortada da meia Angelina, Barbra acelerou pela direita até a linha de fundo, driblou sua defensora e disparou por baixo contra a goleira.
PRESENÇA DA MÃE NA DECISÃO
Marta, que tinha marcado um gol durante as semifinais contra o Kansas City Current, na última segunda-feira, 18, foi abraçada pelas companheiras quando soou o apito final. Tereza da Silva, a mãe da brasileira, aplaudia da arquibancada a filha. Pela primeira vez, ela viu Marta jogar nos Estados Unidos.
"Isso significa tanto, eu não esperava tê-la aqui neste momento", agradeceu Marta, em declarações à emissora CBS. "Cheguei a me perguntar por que continuava jogando aqui depois de tantos anos".
SALA DE TROFÉUS
Esse é mais um dos troféus que Marta, de 38 anos, conquista em clubes, que inclui uma Liga dos Campeões da Europa, quando estava no Umeå IK, da Suécia, em 2004, e a Copa Libertadores Feminina, de 2009, já jogando no Santos.
Seis vezes escolhida como a melhor jogadora do mundo pela Fifa (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018), Marta conquistou três medalhas de prata olímpicas com o Brasil (2004, 2008 e 2024) e é a maior artilheira da história dos Mundiais.