Esportes

Menino de ouro do Álvares é tricampeão brasileiro de natação

Aos 14 anos, Lucca Sfalsin, do Álvares Cabral, conquista o tricampeonato brasileiro nos 100m e nos 200m borboleta e comemora convocação para seleção brasileira

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Ricardo Sodré/CBDA
Lucca Sfalsin durante a prova dos 100m borboleta no Brasileiro Infantil realizado em Vitória

Conhecido por revelar grandes talentos da natação brasileira, o Álvares Cabral apresenta mais uma promessa de alto nível em seu celeiro. Lucca Sfalsin, de 14 anos, desponta como destaque no esporte nacional.

Ele foi o responsável pelas duas medalhas do clube no Campeonato Brasileiro Infantil, disputado no parque aquático do próprio Álvares, em Vitória. A competição, reuniu quase 700 inscritos, de 121 clubes.

VEJA TAMBÉM:

Filho de africano, capixaba é a mais nova estrela da natação brasileira

> ES conquista sete medalhas no primeiro bloco dos Jogos da Juventude

> Piloto amputado vai estrear em competição de kart em Vitória

MENINO DE OURO DO ÁLVARES

Lucca é o menino de ouro da natação cabralista. Ele conquistou o primeiro lugar nas provas dos 100m e 200m borboleta. E foi além, já que, com os pódios, ele se tornou tricampeão brasileiro infantil nas duas provas., se despedindo da categoria em grande estilo.

“Foi uma mistura de sentimentos: ansiedade para competir, mas muita confiança no momento em que entrei na piscina. Por mais torneios que já disputei, competir em casa é sempre especial, e me senti muito à vontade”, comemora o jovem nadador.

ANO DE CONQUISTAS

Os dois ouros no Brasileiro Infantil foram apenas uma das vitórias de Lucca em 2024. Neste ano, ele também disputou os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), onde foi campeão nos 100m borboleta.

Com o resultado, o cabralista foi convocado para integrar a seleção brasileira escolar que representará o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares, em Bucaramanga, Colômbia, entre os dias 2 e 10 de dezembro.

Foto: Ricardo Sodré/CBDA

Na última quinta-feira (14), antes das finais do Brasileiro Infantil, os atletas convocados foram apresentados ao público em uma cerimônia especial. Lucca subiu ao palco para receber o casaco e o uniforme oficial da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Pai do nadador, Carlos Sfalsin acompanha o filho sempre que possível nos campeonatos e destaca que é muito gratificante ver o desempenho do jovem e que Lucca está animado para a competição internacional.

“Ele está superfeliz com essa convocação. Será a primeira vez que participará de uma competição internacional. É o resultado de muito trabalho e dedicação, e eu sempre acompanho de perto sua entrega e suas conquistas”, afirmou Carlos.

INÍCIO POR CAUSA DA ASMA

Assim como boa parte dos nadadores, Lucca começou na modalidade por conta de problemas respiratórios.

“Meus pais me colocaram na natação por causa da asma, mas, com o tempo, comecei a gostar e a me destacar. Quando comecei a competir, foi muito massa!”, conta o jovem campeão.

Foto: Acervo pessoal
Lucca Sfalsin no pódio do Brasileiro Infantil com o presidente do Álvares Cabral, Fernando Bissoli 

O talento e a paixão pela natação levaram o prodígio, então com 8 anos, ao Álvares Cabral. Incentivado pela família, passou a frequentar a escolinha de natação do clube, dedicando-se ao esporte com intensidade para alcançar seus objetivos.

“Gostei muito de entrar para o clube. O Álvares dá bastante suporte: a piscina é ótima, os técnicos são excelentes e me ajudaram a alcançar meu melhor nível”, ressaltao atleta.

Após passar pela escolinha e chegar à equipe principal do clube, Lucca começou a colecionar medalhas. Hoje, ele é especialista no nado borboleta, onde detém o recorde brasileiro, e suas conquistas destacam seu talento.

SONHO OLÍMPICO

Todas as conquistas e a recente convocação para a seleção brasileira escolar despertam um sonho maior em Lucca Sfalsin. O jovem capixaba almeja competir nos Jogos Olímpicos, representando o Espírito Santo e o Brasil, e conquistar medalhas para o País.

“Com certeza, meu maior sonho é chegar às Olimpíadas, competir em alto nível e conquistar uma medalha de ouro”, sonha Lucca.

SESI CAMPEÃO GERAL

Foto: Ricardo Sodré/CBDA

O Sesi foi o campeão geral do Campeonato Brasileiro Infantil/Troféu Maurício Bekenn. Para chegar ao seu terceiro título consecutivo do Troféu Maurício Bekenn, o Sesi somou 1873,50 pontos ao longo dos cinco dias de competição.

O Fluminense terminou na segunda colocação geral e o Flamengo completou o pódio. O Álvares Cabral terminou na 14ª colocação geral.