Esportes

Pior seleção do mundo pode disputar a Copa do Mundo de 2026

Última colocada no ranking de seleções da Fifa faz história na Liga das Nações e se credencia para disputar uma vaga na Copa do Mundo de 2026

Redação Folha Vitória
Foto: @UEFA

San Marino viveu uma tarde memorável nesta semana. A seleção última colocada no ranking da Fifa venceu Liechtenstein por 3 a 1 e conquistou seu primeiro triunfo fora de casa.

Os três pontos renderam à equipe a primeira posição do Grupo 1 da Liga D da Liga das Nações e, com isso, San Marino garantiu o acesso à Liga C, o que a credencia para disputar a repescagem para a Copa do Mundo de 2026.

VEJA TAMBÉM:

Veja as seleções classificadas para a disputa das quartas de final da Liga das Nações

Dorival Júnior reclama de exagero nas críticas à Seleção Brasileira

Santos cede à pressão da torcida e demite Carille após título da Série B

VAGAS PELA LIGA DAS NAÇÕES

Quatro vagas na repescagem europeia serão preenchidas com campeões dos grupos da Liga das Nações, incluindo San Marino, que, no entanto, está no fim da fila.

Para participar da repescagem, a seleção de San Marino — que também pode se classificar via Eliminatórias, num caminho pouco provável — terá de torcer para que todas as campeãs de grupos das ligas acima da sua (A, B e C) já estejam garantidas na Copa ou na repescagem.

BOA SEQUÊNCIA

Durante as quatro partidas da Liga D da Liga das Nações, San Marino venceu duas, empatou uma e perdeu uma. A primeira vitória veio na estreia, por 1 a 0, jogando em casa, contra Liechtenstein, em setembro. Antes dessa partida, a seleção não vencia há 20 anos.

Na sequência San Marino perdeu por 1 a 0 para Gibraltar fora de casa, e empatou com essa mesma seleção, ao lado de sua torcida, por 1 a 1.

Para garantir o acesso à Liga C, a seleção de San Marino precisava vencer nesta segunda-feira (18), mas a missão era difícil, já que o time nunca tinha ganhado fora de casa. A vitória veio de virada, no segundo tempo, e com mais uma marca histórica: foi a primeira vez que a seleção marcou três gols em uma partida.