Prepara o pôster! Fogão tem 85% de chances de ser campeão brasileiro
Botafogo abre seis pontos de vantagem para o Palmeiras, que é o vice-líder, e pode ser campeão do Brasileirão de forma antecipada daqui a quatro rodadas
A rodada perfeita! Assim pode ser resumida a 32ª rodada do Brasileirão para o Botafogo. Líder isolado, o time abriu seis pontos de vantagem para o Palmeiras, o vice-líder, faltando agora seis rodadas para o fim do campeonato.
O Fogão venceu o Vasco por 3 a 0 na noite de terça-feira (5), no Nilton Santos. Com o resultado, chegou aos 67 pontos, contra 61 do Palmeiras, que jogou na segunda-feira e perdeu para o Corinthians por 2 a 0.
CHANCES DE TÍTULO
Assim, o Botafogo tem agora 85,3% de chances de ser campeão brasileiro. Os cálculos são do Departamento de Matemática de UFMG, especialista em probabilidades no futebol.
O Palmeiras, com a derrota, mantém a segunda colocação na tabela, mas agora com apenas 10,6% de chances de ser campeão, já que depende de uma arrancada histórica, além de torcer por tropeços seguidos do Botafogo.
VEJA AS CHANCES DE TÍTULO:
1º Botafogo - 67 pontos - 85,3%
2º Palmeiras - 61 pontos - 10,6%
3º Fortaleza - 60 pontos - 3,6%
4º Internacional - 56 pontos - 0,2%5º Flamengo - 55 pontos - 0,2%
NÚMEROS DE CAMPEÃO
Além da liderança isolada no Brasileirão, o Botafogo acumula números que o credenciam ao título que o clube não conquista desde 1995.
O Fogão é o time com mais vitórias nas competição (20) e com menos derrotas (5). Tem a melhor defesa do campeonato (26 gols sofridos) e o segundo melhor ataque (52 gols marcados), atrás do Palmeiras (53).
Fez a melhor campanha do turno, com 40 pontos conquistados, e tem a segunda melhor campanha do returno, com 27 pontos somados atrás somente do Internacional, que fez 28.
TÍTULO EM QUAL RODADA?
Se mantiver a diferença de seis pontos nos próximos jogos, o Botafogo pode ser campeão antecipado na 36ª rodada, quando enfrenta o Palmeiras no Allianz Parque.
Se isso acontecer, uma vitória ou mesmo um empate fora de casa será suficiente para garantir o título para o Fogão, que não poderá mais ser alcançado pelo adversários nas duas últimas rodadas do campeonato.
Jogos que faltam: Cuiabá (casa), Atlético-MG (fora), Vitória-BA (casa), Palmeiras (fora), Internacional (fora) e São Paulo (casa)