Esportes

Promessa capixaba do taekwondo ganha todos os títulos nacionais em 2024

Capixaba Gabriel Oliveira, 14 anos, ganhou todos os títulos nacionais que disputou neste ano, quando também defendeu a seleção brasileira da modalidade

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Cleberson Baesse

Gabriel Oliveira de Souza já pode afirmar que 2024 é o melhor ano da vida dele como atleta. Mesmo jovem, o lutador de 14 anos alcançou um grande feito ao vencer todos os campeonatos nacionais que disputou na temporada.

Morador do bairro Operário, de Cariacica, Gabriel venceu o Grande Slam de Taekwondo, o Supercampeonato Brasileiro e, mais recentemente, a Copa do Brasil.

VEJA TAMBÉM:

> Paulo André muda para Portugal para retomar a carreira em alto nível

> A fábrica não para! Amanda é o novo talento do ES na ginástica rítmica

> Jovens destaques do atletismo nacional competem em Vitória

As conquistas fazem dele titular da seleção brasileira na categoria cadete de taekwondo.

"Com certeza, foi um ano de conquistas notáveis! Vencer o Grand Slam, integrar a seleção brasileira, vencer o Supercampeonato Brasileiro e Copa Brasil! Essas conquistas foram graças ao grande trabalho de alto rendimento do mestre Fausto Feliz na Associação Cariaciquense de Esportes (Aces)", comemora Gabriel.

O jovem capixaba também foi campeão do Rio Open Internacional. Pela seleção brasileira, foi quinto colocado no Pan-Americano disputado no México. E vai competir no Aberto do Canadá e no Aberto dos Estados Unidos, ambos no primeiro trimestre do ano que vem. 

"Foi muito grafiticante representar o nosso País. São marcos que consolidam este ano como o melhor ano da minha carreira!"

Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Stélida Dias, em Campo Grande, e atleta do programa Bolsa Atleta de Cariacica, Gabriel é o líder do ranking brasileiro da sua categoria. E quer ir ainda mais longe em 2025.

"A expectativa é elevar ainda mais o nível. Espero continuar o crescimeno técnico e aproveitar as oportunidades para disputar torneios de alto nível. Tenho que ter foco se eu quiser crescer mais. O próximo passo é manter o desempenho e a posição na seleção brasileira. Isso inclui treinar para as competições internacionais e buscar novos títulos, fora do Brasil, para me fortalecer contra atletas de alto nível mundial".