Esportes

Santos supera o Coritiba e está de volta à Série A do Brasileirão

Santos vence o Coritiba por 2 a 0, fora de casa, e garante de forma antecipada o retorno à Série A do Brasileiro

Redação Folha Vitória
Foto: Raul Baretta/Santos FC.

O Santos está de volta à Série A. Foram 340 dias de angústia, sofrimento, tristeza, ansiedade e vergonha. A dor do rebaixamento e de se ver obrigado a disputar a assombrosa Série B chegou ao fim nesta segunda-feira (11) em Curitiba.

O choro daquele 6 de dezembro, com derrota por 2 a 1 diante do Fortaleza, em plena Vila Belmiro, se transformou em lágrimas de alegria e de alívio. E sorrisos de felicidade.

VEJA TAMBÉM:

> Neymar atua como porta-voz da Arábia Saudita para a Copa de 2034

> Promessa da LDU e da seleção do Equador, volante Marco Angulo morre aos 22 anos

> Fifa define data do sorteio do Mundial de Clubes de 2025 com Palmeiras, Fla e Flu; confira

COMO FICA A CLASSIFICAÇÃO

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba, no Couto Pereira, o calvário chegou ao fim. O Peixe tem agora 68 pontos, líder isolado, e não pode mais ser alcançado pelas equipes que estão fora da zona de classificação para a Série A. 

O retorno veio em apresentação segura fora de casa, algo pouco visto pelo Santos longe da Vila Belmiro na campanha de 20 vitórias, oito empates e oito derrotas até esta 36ª rodada da Série B do Brasileiro.

No domingo (17), o Peixe recebe o CRB para ver as faixas das torcidas organizadas novamente desviradas, exibindo o orgulho de ser santista que estava apenas ferido. 

COMO FOI O JOGO

O apito inicial veio com a certeza que o Santos não queria mais adiar sua angústia pela pontuação necessária ao acesso. E foi para cima. Falhou nas duas primeiras oportunidades. Na terceira, aos 19 minutos, em jogada trabalhada pelo meio, Giuliano serviu Wendel Silva, que desencantou após 10 rodadas e fez 1 a 0.

Otero parou em Pedro Morisco na venenosa cobrança de falta. No repeteco, entretanto, o venezuelano mandou no ângulo para linda festa, aos 40.

No segundo tempo, o Santos contava com a vantagem gigante no placar, o relógio, e a calma de seus jogadores para administrar o resultado. Restando 15 minutos, os torcedores do Coritiba começaram a vaiar seus jogadores nas trocas de passes sem objetividade, e os santistas faziam enorme festa nas arquibancadas.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 0 X 2 SANTOS

CORITIBA - Pedro Morisco; Natanael, Marcelo Benevenuto, Bruno Melo e Jamerson (Rodrigo Gelado); Zé Gabriel, Geovane Meurer (Henrique Melo), Josué (Alef Manga) e Matheus Frizzo (Brandão); Lucas Ronier e Júnior Brumado (Robson). Técnico: Jorginho.

SANTOS - Gabriel Brazão; Hayner, Gil (Luan Peres), João Basso e Escobar; João Schmidt, Sandry e Giuliano (Willian Bigode); Otero (Laquintana); Guilherme (Patrick) e Wendel Silva (Julio Furch). Técnico: Fábio Carille.

GOLS - Wendel Silva, aos 19, e Otero, aos 40 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO - Gustavo Ervino Bauermann (SC).

RENDA - R$ 545.860,00.

PÚBLICO - 16.282 presentes.

LOCAL - Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).