Esportes

Artilheiro do Galáticos ensina os caminhos do gol e da vida em projeto social

Um dos artilheiros da Copa das Comunidades, Navinha é reforço de peso no Projeto Sport & Art, onde ensina futsal às vésperas da final da competição

Foto: Gabriel Cavalini
Os professores Jocimar e Navinha com a turma do Projeto Sport & Art, em Bela Vista

As noites de segundas, quartas e sextas-feiras são embaladas por altas risadas de crianças em Bela Vista, Vitória. Os gritos alegres vêm da quadra do bairro e, dentro dela, uma multidão de crianças se diverte enquanto aprende a jogar futsal. Elas são alunas do Projeto Sport & Art, que é tocado pelo professor Jocimar Matheus há 12 anos. Mas se hoje o projeto inspira sorrisos na comunidade da Grande Santo Antônio, ele nasceu de um momento triste da vida de Jocimar.

“Moro na comunidade há 48 anos. Vi muitos amigos e colegas de infância se perderem no meio das drogas, da criminalidade… Mas a gota d’água foi quando um amigo muito próximo foi assassinado. Depois disso, eu pensei que eu não podia ficar sem fazer nada, eu tinha que ajudar minha comunidade. Ou seja, o projeto veio como uma missão na minha vida”, lembra o treinador.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Pode-se dizer que a missão vem sendo cumprida. A escolinha conta atualmente com mais de 100 crianças inscritas. São meninos e meninas da comunidade, que treinam juntos. Com essa criançada toda, é claro que uma hora o Jocimar precisaria de ajuda. E como se diz no meio do futebol, essa moral veio na forma de um “reforço de peso”. Atualmente, com o uniforme de treinador e com o apito de árbitro usado pelo auxiliar de Jocimar, está Paulo Vitor, o “Navinha”.

Cria da Grande Santo Antônio, Navinha possui um currículo impressionante no futebol 7 soçaite, colecionando cinco títulos do Campeonato Brasileiro e três da Libertadores (torneio continental) da modalidade. Se Jocimar garante que a chegada de Navinha era um desejo antigo, o atleta conta que foi uma honra aceitar o convite.

Foto: Gabriel Cavalini
Navinha: artilheiro e professor de futsal

“Eu passei a vida inteira aprendendo futebol, então, ter a oportunidade, agora, de ensinar um pouco é muito bom. Eu cresci aqui na comunidade, comecei minha trajetória em projetos sociais. Antes mesmo de o professor Jocimar me chamar, eu já me via neste projeto. Não tinha como recusar. Ainda mais que é na frente da minha casa”, brinca Navinha.

O atleta divide o tempo entre as aulas no Sport & Art e as partidas disputadas pelo Galáticos de Sábado, time que representa a comunidade de Santo Antônio, vizinha de Bela Vista. Se o projeto o qual ajuda é um sucesso, a campanha do Galáticos na Copa Vitória das Comunidades de 2023 também é pra lá de bem sucedida.

VEJA TAMBÉM: VÍDEO | Craques marcam presença na final da Copa Vitória das Comunidades

A equipe é uma das finalistas da competição, tendo ainda o melhor ataque, com 16 gols marcados em cinco jogos. Navinha, inclusive, é um dos artilheiros do torneio, com cinco gols marcados até aqui.

Mesmo com a boa campanha, o camisa 11 acredita espera um jogo duro contra o Grêmio do Forte do São João, adversário do Galáticos na grande final que acontece no próximo domingo (17), no estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira, com transmissão ao vivo pela TV Vitória e pelo Folha Vitória.

“Vejo o Grêmio até como favorito, por causa do entrosamento. É um time de tradição, que joga junta há muito tempo. Tenho muitos amigos lá, como Neguinho e Ratinho, e acho que vai ser um jogo bom. Mas, é claro, no futebol essa história de favoritismo fica fora de campo”, diz o atacante.

SERVIÇO
COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES

GRÊMIO X GALÁTICOS DE SÁBADO

Quando: domingo (17)

Horário: 10 horas

Local: estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira, Vitória

Entrada: gratuita

Transmissão: TV Vitória e Folha Vitória