Dezesseis times começaram a Copa Vitória das Comunidades, há pouco mais de um mês, sonhando com um dia histórico para o futebol amador de Vitória, o dia da final da competição. A data mais esperada chegou, mas somente duas equipes permanecem com chances de dar a volta olímpica e levantar o troféu: Grêmio, do Forte São João, e Galáticos de Sábado, de Santo Antônio.
A final da Copa Vitória das Comunidades acontece neste domingo (17), às 10 horas, no estádio Salvador Costa, o principal palco do futebol da capital. A partida terá transmissão ao vivo pela TV Vitória e pelo Folha Vitória. Uma competição que é histórica e que vai ficar marcada para jogadores, treinadores, organizadores e, principalmente, para as comunidades.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Até aqui, foram 30 jogos disputados na 1ª Divisão do campeonato, com 101 gols marcados, média de 3,36 gols por jogo. A excelente média se deve, em boa parte, aos dois finalistas da competição.
O Grêmio chegou à final com 100% de aproveitamento, com cinco vitórias em cinco jogos. As duas últimas vitórias, já nas fases eliminatórias, foram pelo placar de 3 a 0, sobre Bela Vista, nas quartas de final, e Cruz Azul na semifinal. Fazer gol não é problema. Mas, agora, a equipe precisa repetir a eficiência no campo do Salvador Costa, que é maior do que o da Curva da Jurema, onde as partidas das outras fases foram disputadas.
“Nosso time tem muitos jogadores que atuam em outras competições, em outros estádios em que o gramado é natural, assim como o do Salvador Costa. Estão acostumados. Além disso, o campo é maior, o que é até melhor pra nós porque temos um grupo muito técnico”, afirmou o treinador Andinho.
O destaque do time é o craque Neguinho. Experiente, já foi campeão pelo próprio Grêmio e acredita que a final será bastante equilibrada. “Acho que não tem vantagem para ninguém não”, conta.
Artilharia pesada
Se o Grêmio foi o primeiro time a garantir a classificação para a final e tem 100% de aproveitamento, o Galáticos de Sábado não deixa barato. A equipe de Santo Antônio tem os dois artilheiros da Copa Vitória das Comunidades: Navinha e Lucão, ambos com cinco gols cada.
O Galáticos também é dono da maior goleada desta edição do campeonato: 7 a 2 sobre o Caçador, de Maruípe, na última rodada da fase de classificação.
“Vejo o Grêmio até como favorito, por causa do entrosamento. É um time de tradição, que joga junta há muito tempo. Mas, no futebol, essa história de favoritismo fica fora de campo”, avisa o atacante Navinha.
Com nome inspirado no Real Madrid de Ronaldo Fenômeno, Zidane, Figo e Beckham, que marcaram época com os “Galácticos do Real” na década de 2000, a equipe de Santo Antônio está na final pelo segundo ano consecutivo. Em 2022, perdeu o título para o Jabour, também no estádio Salvador Costa. Desta vez, a expectativa é por um resultado diferente. E com muitos gols.
“Com certeza, vai ter gol na final também”, prometeu o artilheiro Lucão.
Prêmio em dinheiro e transmissão ao vivo
Além do troféu, Grêmio e Galáticos de Sábado também estão de olho no cheque de R$ 10 mil que será oferecido ao campeão. E, pela primeira vez neste ano, um jogo será disputado em um campo com dimensões oficiais, o que aumenta a dificuldade e melhora o espetáculo. Todas as partidas anteriores foram disputadas no campo da Curva da Jurema. A final, por sua vez, será no Salvador Costa, com transmissão ao vivo pela TV Vitória e pelo Folha Vitória.
“É uma responsabilidade, mas não poderia ser diferente trazer o melhor do futebol das comunidades para o principal palco do futebol da capital. E agora fica com os jogadores, que vão ter que dar o espetáculo para quem vier prestigiar e para quem vai assistir pela TV”, avalia o secretário de Esportes da Prefeitura de Vitória, Rodrigo Ronchi.
SERVIÇO
COPA VITÓRIA DAS COMUNIDADES
GRÊMIO X GALÁTICOS DE SÁBADO
Quando: domingo (17)
Horário: 10 horas
Local: estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira, Vitória
Entrada: gratuita
Transmissão: TV Vitória e Folha Vitória