Esportes

Jogadores do Barcelona estão proibidos de tomar banho no estádio

O Governo da Catalunha impôs medidas restritivas acerca do uso de água em centros de treinamento e estádios em razão da seca

Foto: Reprodução/Twitter/Dembelé

Uma intensa seca que atinge a Espanha durante o mês dezembro gera questões  no mundo dos esportes. Os jogadores do Barcelona serão proibidos, a partir da semana que vem, de tomar banho no estádio, para economizar água.

A medida faz parte de um plano organizado pelo Generalidade da Catalunha e consiste em uma troca compensatória: para que o campo continue a ser irrigado, os chuveiros dos vestiários devem ficar fechados.

 A decisão vale para todos os ginásios e centros esportivos do esporte amador, da base e do profissional. Os moradores de Barcelona e de toda a região metropolitana também foram limitados a gastar 200 litros de água por dia, o que pode cair para 180 litros ou 160 litros caso a seca não diminua.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

“A situação é obviamente muito grande e complicada”, lamentou David Mascort, ministro da Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural, à rádio Cadena SER.

A ideia do governo era proibir a irrigação dos campos e a troca de água em piscinas, mas suavizou a medida. Agora, para usar a água em um lugar, será preciso economizar em outro.

“Trata-se de permitir que as pessoas continuem praticando esporte, mas promovendo a poupança de água. Já joguei futebol e sei que a ducha nos vestiários é um momento importante para as equipes, mas é algo que pode ser dispensado”, afirmou Mascort.

Isso significa que Lewandowski, Gundogan, João Félix, Xavi e companhia terão, possivelmente, de tomar banho em casa.

Os clubes Espanyol e Girona, em conjunto com o Barcelona, se prontificaram a cumprir com a medida e assinaram um documento, segundo o jornal El Periódico, que firmava que “ambos os clubes comprometem-se a adotar as medidas necessárias para reduzir ao máximo o consumo de água. Aplicaremos todas as medidas de poupança para cumprir as restrições estabelecidas pelo decreto do Governo”.

Vale lembrar que o Barcelona não está jogando no Camp Nou, devido a reformas e remodelações no estádio. Portanto, a economia será feita no CT Joan Gamper, no estádio Johan Cruyff e no estádio de Montjuïc.

As restrições serão suavizadas conforme a diminuição da seca. Segundo a Reuters, desde setembro do ano passado, o volume de chuva na Espanha teve uma queda de cerca de 17% — abaixo da média dos últimos 30 anos. Reservatórios na Catalunha, no nordeste, e na Andaluzia, no sul, estão com apenas 15% de sua capacidade total.

*Com informações do Portal R7 

LEIA TAMBÉM: Craque do Grêmio, Neguinho busca reescrever a história no Salvador Costa

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória