Palmeiras já é ou não é campeão brasileiro? Entenda
Palmeiras vence o Fluminense por 1 a 0, no Allianz Parque, e coloca as duas mãos na taça de campeão do Brasileirão. Porém, título só será confirmado na quarta-feira
O Palmeiras derrotou o Fluminense por 1 a 0, na tarde deste domingo (3), no Allianz Parque, e a torcida já comemorou o resultado como se fosse a definição do título brasileiro. Entretanto, a confirmação matemática só sairá na quarta-feira (6), na última rodada do Brasileirão. Isso porque somente uma catástrofe vai tirar o 12º título da equipe alviverde.
A vitória sobre o Fluminense por 1 a 0 levou o Verdão aos 69 pontos, faltando uma rodada, com três pontos de vantagem para os concorrentes Atlético/MG e Flamengo. Entretanto, mesmo que perca o jogo diante do Cruzeiro na quarta-feira, o Palmeiras leva ampla vantagem no saldo de gols em relação aos rivais. São oito gols de diferença no saldo de gols de vantagem para o Galo e 16 em comparação ao Flamengo.
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O título encaminhado do Palmeiras se deu nas últimas 10 rodadas, em que conseguiu oito vitórias, um empate e uma derrota. E ainda viu a derrocada do Botafogo. Ainda assim, e mesmo com a torcida já gritando "é campeão", a ordem no elenco é segurar a festa para depois do jogo de quarta-feira.
"A torcida é assim, estão felizes, gritam quando é campeão, mas a gente sabe como é o Campeonato Brasileiro, pontos corridos, como é o Galo, o Flamengo. Não podemos deixar subir à cabeça, sempre com pés no chão. Para mim não tem nada ganho, o Galo pode fazer 7 a 0, 10 a 0, a gente perder o título. Temos de ter pés no chão, treinar amanhã pensando no Cruzeiro e sacramentar com a vitória", analisou o atacante Endrick, um dos principais nomes do time na reta final da competição.
O que o Palmeiras precisa para ser campeão?
Vitória ou empate diante do Cruzeiro na última rodada
Caso vença o empate com o Cruzeiro na quarta-feira, no Mineirão, o Palmeiras será campeão independentemente dos demais resultados da rodada, pois não poderá mais ser alcançado pelos concorrentes ao título
Derrota para o Cruzeiro na última rodada
Caso perca para o Cruzeiro na quarta-feira, no Mineirão, o Palmeiras só não será campeão se Atlético/MG ou Flamengo vencerem Bahia e São Paulo, respectivamente, e ainda assim tirarem a diferença no saldo de gols em relação ao Palmeiras
Como foi o jogo
Palmeiras e Fluminense protagonizaram um primeiro tempo bastante movimentado. O time de Fernando Diniz, mesmo com os reservas, não abria mão do estilo com mais posse de bola (63%), procurando espaços e também conseguiu ser efetivo. John Kennedy teve três chances.
Pelo lado palmeirense, Breno Lopes foi o responsável por abrir o placar aos 30 minutos. Diogo Barbosa errou um passe no campo ofensivo e Zé Rafael encontrou o atacante, que ganhou de Thiago Santos na corrida e finalizou sem chances para o goleiro Fábio. Pouco antes, Breno Lopes já havia feito outro gol, mas o lance foi anulado pelo árbitro Braulio da Silva Machado após o VAR avisar de um toque de mão de Endrick na origem da jogada. O mesmo Breno Lopes ainda fez outro gol antes do intervalo, novamente anulado porque a bola saiu antes do cruzamento de Marcos Rocha para o atacante alviverde.
A vantagem do Palmeiras no placar se tornou também numérica em campo antes dos 10 minutos do segundo tempo. O lateral-direito tricolor Justen cometeu falta dura em Piquerez e novamente o VAR entrou em ação para corrigir o erro de avaliação de Braulio da Silva Machado. O árbitro, que havia aplicado apenas o cartão amarelo, expulsou o jogador do Fluminense. A partir daí foi um jogo à feição de um time consistente, como o de Abel. A vitória estava garantida. Nem foi necessário fazer mais gols.
PALMEIRAS 1 X 0 FLUMINENSE
ESTÁDIO: ALLIANZ PARQUE
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez (Vanderlan); Mayke (Artur), Zé Rafael (Fabinho), Richard Ríos e Raphael Veiga; Breno Lopes (Jhon Jhon) e Endrick (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.
FLUMINENSE: Fábio; Justen, David Braz (André), Thiago Santos (Isaac) e Diogo Barbosa; Alexsander, Daniel (Martinelli), Lima e Leo Fernández (Keno); Yony González (Lelê) e John Kennedy. Técnico: Fernando Diniz.
GOL: Breno Lopes, aos 30 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
CARTÃO VERMELHO: Justen.
RENDA: R$ 2.711.928,35.
PÚBLICO: 29.986 pessoas