Esportes

Título inédito para o handebol capixaba no Sul-Americano Escolar

Equipe de handebol da Emef Irmã Feliciana Garcia, de Vila Velha, é a primeira escola pública do Brasil a conquistar o ouro nos Jogos Escolares Sul-Americanos

Foto: Divulgação/Fecade
Foto: Divulgação/Fecade
Foto: Divulgação/Fecade

A equipe de handebol masculino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmã Feliciana Garcia, de Vila Velha, é a nova campeã sul-americana da modalidade. Foi a primeira escola pública do Brasil a conseguir esse feito. O título foi conquistado na sexta-feira (8), após a delegação canela-verde vencer os chilenos dentro de casa nos Jogos Escolares Sul-Americanos, que foram encerrados neste sábado (9) em Santigo, no Chile.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Representando o Brasil, o time da Emef Irmã Feliciana Garcia venceu o Uruguai (20 a 16), perdeu para o Chile (32 a 23) e venceu, na sequência, Peru (35 a 15) e Paraguai (30 a 18). Na final, a revanche veio em cima do Chile, com vitória por 21 a 17 e a medalha de ouro no pescoço dos jovens capixabas.

Outros atletas do Estado também brilharam no Chile. O paratleta Wender Rocha conquistou quatro ouros na competição: 80m rasos, arremesso de peso, revezamento integrado 5x80m rasos e salto em distância com a marca 5,79m.

Já a paratleta Ana Elizia dos Santos foi campeã em três provas: arremesso de peso feminino, revezamento integrado 5×80 metros e salto em distância.

O também capixaba Brayan Litig, que já havia conquistado o o ouro no revezamento integrado 5×80 metros e o bronze nos 2.000m rasos, ganhou também a prata no revezamento 5x80m convencional masculino.

LEIA TAMBÉM: Brilho capixaba no Sul-Americano Escolar em Santiago, no Chile

“Os resultados conquistados pelos nossos atletas são de grande importância e ratificam a necessidade de mais incentivos aos nossos jovens”, comemoro o presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquêz.

A delegação brasileira foi formada por 222 pessoas, entre atletas, técnicos, médicos, jornalistas e comissão técnica, e competiu em 11 modalidades. O Sul-Americano reuniu 20 mil jovens de 11 países, que participam de competições nas categorias masculino e feminino.

MEDALHAS CAPIXABAS PARA O BRASIL:

Ouro

Emef  Irmã Feliciana Garcia: handebol masculino:

Wender Rocha: 80m rasos

Wender Rocha: arremesso de peso

Wender Rocha: revezamento 5x80m integrado masculino

Wender Rocha: salto em distância

Ana Elizia dos Santos: arremesso de peso

Ana Elizia dos Santos: revezamento 5x80m integrado feminino

Ana Elizia dos Santos: salto em distância

Brayan Litig: revezamento 5x80m integrado masculino

Prata

Brayan Litig: revezamento 5x80m convencional masculino

Bronze

Brayan Litig: 2.000m rasos