Botafogo é campeão brasileiro e coroa temporada histórica
Botafogo vence o São Paulo por 2 a 1 e conquista o título brasileiro apenas oito dias após ser campeão da Libertadores pela primeira vez
A melhor temporada da sua história. O Botafogo conquistou o título brasileiro, neste domingo (8), apenas oito dias após ser campeão da Libertadores pela primeira vez.
O time alvinegro venceu o São Paulo por 2 a 1, no Nilton Santos, confirmando o título na 38ª e última rodada do Brasileirão.
VEJA TAMBÉM:
> Botafogo vai disputar dois Mundiais de Clubes
> Mundial de Clubes de 2025: veja os grupos completos
> Gabigol abre o jogo sobre relação com Tite no Flamengo: "Corroendo por dentro"
Com o feito, o Botafogo iguala os feitos do Santos e do Flamengo como times que conquistaram a Libertadores e o título brasileiro no mesmo ano. O Peixe fez isso duas vezes (1962 e 1963) e o Flamengo conseguiu isso em 2019.
QUANTOS TÍTULOS BRASILEIROS TEM O BOTAFOGO
Este é o terceiro título brasileiro do Botafogo. O primeiro saiu em 1968, na Taça Brasil, torneio que mais tarde foi considerado como Campeonato Brasileiro pela CBF. O segundo é o de 1995, com Túlio Maravilha como estrela da equipe.
Assim, o Botafogo se junta a Inter (1975, 1976 e 1979) e Atlético-MG (1937, 1971 e 2021) na lista de times com três títulos brasileiros.
COMO FOI O JOGO
O Botafogo entrou em campo precisando apenas do empate para ser campeão brasileiro, independentemente do resultado do Palmeiras, vice-líder, contra o Fluminense.
E o time alvinegro dominou tranquilamente o primeiro tempo. Contra um São Paulo escalado com vários reservas e até alguns jogadores do sub-20, o Botafogo criou as melhores chances. E abriu o placar com Savarino, aos 36 minutos. Marlon Freitas roubou a bola no meio de campo e tocou para Igor Jesus, que mandou a boa para Savarino encobrir o goleiro Jandrei e fazer 1 a 0.
No segundo tempo, o Botafogo seguia melhor na partida. Mas o São Paulo empatou cedo, aos 17 minutos, com William Gomes. Ele roubou a bola de Marlon Freitas, entrou na área e tocou na saída do goleiro John.
Apesar do gol sofrido, o clima continuou de festa no Nilton Santos. O técnico Artur Jorge mexeu na equipe alvinegra, mas em nenhum momento o time chegou a ter o título ameaçado.
Já nos acréscimos, o tom definitivo da festa veio com o gol de Gregore, aos 46 minutos, aproveitando saída errada do goleiro Jandrei.
FICHA TÉCNICA:
BOTAFOGO 2 X 1 SÃO PAULO
BOTAFOGO: John; Mateo Ponte, Adryelson, Marçal e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Allan); Savarino (Matheus Martins), Almada (Tchê Tchê), Luiz Henrique (Rafael) e Igor Jesus (Tiquinho Soares). Técnico: Artur Jorge
SÃO PAULO: Jandrei; Ruan, Alan Franco e Sabino; Igor Vinicius (Michel Araújo), Santi Longo, Marcos Antônio (Rodriguinho), Rodrigo Nestor e Patryck; André Silva (João Moreira) e William Gomes (Ryan Francisco). Técnico: Luis Zubeldia
GOLS: primeiro tempo — Savarino, aos 36 minutos. Segundo tempo — William Gomes, aos 17 minutos, Gregore aos 46
ÁRBITRO: Anderson Daronco (RS)
RENDA: não divulgada
PÚBLICO: 41.986 presentes
LOCAL: Estádio Nilton Santos