Esportes

Botafogo estreia na Copa Intercontinental; escalações e onde assistir

Três dias após conquistar o Brasileirão, Botafogo estreia na Copa Intercontinental nesta quarta-feira e enfrenta o Pachuca, do México, às 14 horas

Redação Folha Vitória
Foto: Vítor Silva/Botafogo

Menos de 72 horas depois de conquistar o título brasileiro, o Botafogo volta a campo nesta quarta-feira (11), em Doha, no Catar, para a estreia na Copa Intercontinental, nome do antigo Mundial de Clubes.

O time enfrenta o Pachuca, do México, às 14 horas (horário de Brasília), no Estádio 974, valendo vaga na semifinal do torneio.

VEJA TAMBÉM:

> Artur Jorge vê Botafogo pronto para a Copa Intercontinental

> Richarlison anuncia que será pai pela primeira vez: "Somos 3"

> Gabigol revela time do coração e diz onde deseja jogar: "Torcida absurda"

ONDE ASSISTIR

Quem vencer o jogo desta quarta-feira avança para a semifinal contra o Al-Ahly, no sábado (15), novamente às 14 horas.

O Real Madrid, campeão da Liga dos Campeões, já é finalista e só aguarda a definição do seu adversário. A decisão acontece no dia 18, em Lusail.

O jogo Botafogo x Pachuca será transmitido pela TV Globo (TV aberta), pelo SporTV (TV fechada), pela CazéTV (YouTube) e pelo Fifa+ (streaming).

CANSAÇO NA COPA INTERCONTINENTAL

A vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo, no domingo, que garantiu o título brasileiro ao Botafogo após 29 anos, foi rapidamente comemorada pelo elenco. Os jogadores saíram do estádio Nilton Santos direto para o Aeroporto do Galeão, onde embarcaram em um voo fretado para o Catar.

A viagem durou aproximadamente 14 horas, com direito a escala no Marrocos para abastecimento.

"Agora vai na superação. O calendário é muito apertado, jogamos, já viajamos, chegamos. Dormimos um pouco e já vamos treinar daqui a pouco. E amanhã já jogamos. Vai ter que ser na superação mesmo. Mas vamos descansar bem para poder fazer uma boa partida", avaliou o atacante Júnior Santos, na véspera da estreia do Botafogo.

O time alvinegro acumula 74 jogos na temporada, número considerado alto para os padrões do futebol mundial. Somente o volante Marlon Freitas, capitão da equipe, realizou 64 jogos no ano

O jogo contra o Pachuca será o sétimo compromisso do Botafogo em um período de apenas 20 dias. Neste período, venceu jogos importantes fora de casa, como o 3 a 1 sobre o Palmeiras, no Allianz Parque, e o 1 a 0 sobre o Internacional, no Beira-Rio, além do 3 a 1 sobre o Atlético-MG na final da Libertadores, com um jogador a menos desde o primeiro minuto.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO BOTAFOGO

O técnico Artur Jorge ainda não deve contar com o zagueiro Bastos. Segundo o clube, o angolano sentiu uma lesão de gravidade média no músculo posterior da coxa esquerda e não tem previsão de retorno. Adryelson, substituto nas partidas decisivas da equipe, incluindo a vitória 3 a 1 sobre o Atlético-MG na final da Libertadores, será o substituto.

Na lateral-direita, o jovem uruguaio Mateo Ponte deve ser mantido na vaga do lesionado Vitinho, que só volta em 2025.

O QUE É A COPA INTERCONTINENTAL

Esta será a primeira edição da Copa Intercontinental sob a nova nomenclatura. O torneio vai continuar a ser realizado anualmente, enquanto o Mundial de Clubes será disputado a cada quatro anos — a competição estreia o formato com 32 equipes em 2025, com a presença de Botafogo, Palmeiras, Flamengo e Fluminense.

Na Copa Intercontinental, os times sul-americanos estreiam nas quartas de final, e não mais nas semifinais.

O jogo Botafogo x Pachuca foi intitulado pela Fifa como "Dérbi das Américas". Trata-se do campeão da Conmebol contra o vencedor da Concacaf, federação da América Central e do Norte.

A entidade vai conceder um troféu ao vencedor, assim como no duelo de semifinal, quando o classificado encara o egípcio Al-Ahly pela "Challenger Cup", dia 14. A equipe africana eliminou o Al Ain, dos Emirados Árabes, na fase anterior.

O representante da Uefa, no caso o Real Madrid, só entra em campo na final, marcada para 18 de dezembro.

QUEM É O PACHUCA

O Pachuca não entra em campo desde 9 de novembro. Apesar do hexacampeonato da Copa dos Campeões da Concacaf conquistado em junho, o time mexicano vai mal das pernas e venceu apenas três vitórias no semestre.

O clube terminou na 16ª colocação do Torneo Apertura do Campeonato Mexicano, que conta com 18 equipes, com apenas 13 pontos conquistados. Como não há rebaixamento, não sofreu riscos. O principal jogador do time é o experiente atacante venezuelano Salomón Rondón.

"Será um jogo duro e difícil. O Botafogo tem um grande treinador e um elenco amplo com grandes jogadores. Sem dúvida, as conquistas do Botafogo falam por si próprias sobre a capacidade do treinador e dos jogadores deles", disse Guillermo Almada, técnico do Pachuca.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO - John; Mateo Ponte, Adryelson, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas; Luiz Henrique, Savarino e Thiago Almada; Igor Jesus.

PACHUCA - Carlos Moreno; Carlos Sanchez, Sergio Barreto, Gustavo Cabral e Bryan Gonzalez; Pedro Pedraza, Elias Montiel; Arturo Gonzalez, Oussama Idrissi, Nelson Deossa; Salomon Rondon. Técnico: Guillermo Almada.

ÁRBITRO - Danny Desmond Makkelie (Fifa/Holanda).

HORÁRIO - 14h (horário de Brasília).

LOCAL - Estádio 974, em Doha, no Catar.

ONDE ASSISTIR - TV Globo, SporTV, CazéTV e Fifa+