Esportes

Lutadora capixaba encanta o maior rival de Anderson Silva

Atleta do Espírito Santo, Brenda Games tem se destacado em eventos de wrestling nos Estados Unidos treinou com ex-lutador do UFC

Foto: Acervo pessoal

Novo talento das lutas capixabas, Brenda Games está na mira do UFC. A lutadora do Espírito Santo, que acabou de completar 18 anos, foi muito elogiada pelo norte-americano Chael Sonnen após uma sessão de treinos de preparação para a última edição do Ultimate no ano, o UFC Tampa, que aconteceu no último sábado (14), na Flórida, nos Estados Unidos.

Filha do também lutador Paulo "Zé Doido" Machado, Brenda mora com o pai nos Estados Unidos desde o primeiro semestre deste ano.

VEJA TAMBÉM

> Atleta capixaba recebe bolsa para jogar basquete em faculdade dos EUA

> Projeto Virando o Jogo comemora dois anos de conquistas e sonhos

> Piloto capixaba fecha o ano no top 3 do kart nacional

LUTADORA ENCANTA CHAEL SONNEN

Pai e filha estavam acompanhando alguns lutadores brasileiros do UFC e faziam um treino de manopla (socos e chutes) no UFC Gym Largo, academia oficial do Ultimate, que fica na mesma cidade onde eles moram.

Sem saber, estavam sendo observados pelo falastrão americano Chael Sonnen, que se notabilizou mundialmente por ter sido um grande rival do brasileiro Anderson Silva.

Após a atividade, o próprio Chael Sonnen procurou os dois e se mostrou encantado pela habilidade da capixaba.

O ex-lutador gravou um vídeo, citando o manager do UFC, Dana White, e dizendo que Brenda seria o próximo talento a ser recrutado pelo Ultimate.

"Olá, pessoal. Apresento-lhes Brenda e vocês provavelmente irão ouvir falar dela. Ela é faixa-roxa de jiu-jítsu e treinou na mesma academia de José Aldo e do mestre Dedé Pederneiras. Ela luta jiu-jítsu, ela luta submission, ela luta freestyle wrestling e eu a vi essa noite treinando boxe. Ela sonha em disputar os Jogos Olímpicos e MMA. Dana White, primeiramente quero lhe apresentar Brenda e ela está a caminho do octagon (do UFC)", afirmou Chael Sonnen.

Pai e filha assistiram ao vivo ao UFC Tampa e fizeram contatos com os "matchmakers" do Ultimate, Mike Maynard e Sean Shelby.

De acordo com Zé Doido, os próximos passos de Brenda são: fazer mais lutas de MMA amador nos Estados Unidos, treinar com lutadoras do UFC e entrar na corrida olímpica para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028 na luta greco-romana.

"Tivemos a honra de conhecer de perto a grande lenda do MMA mundial, o Chael Sonnen. Posso falar que ele é super humilde e gente boa. Eles nos chamou e gostou muito da Brenda, principalmente quando viu o Instagram dela e as lutas de wrestling. Ficamos muito felizes com o reconhecimento e acreditamos que a Brenda está cada vez mais perto do UFC", revela Zé Doido.

Brenda atualmente está no "high school", o equivalente ao Ensino Médio nos EUA. Em breve, pode receber convites de faculdades norte-americanas para estudar e lutar competições universitárias por lá.